Como Abrir um Negócio

domingo, julho 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Organização de Ambientes

Organizador de ambientes
Apresentação do Negócio
A vida moderna nas grandes cidades fez surgir um tipo de profissional especializado em auxiliar as pessoas a minimizar os problemas causados pela falta de tempo e espaço, seja no ambiente de trabalho ou em nossa própria casa, são os chamados “organizadores profissionais”.

O trabalho destes especialistas envolve a avaliação, planejamento e implementação de soluções que melhorem a organização, praticidade etc., de ambientes tais como casas e apartamentos, ateliês de costura, cozinhas, escritórios de contabilidade, escritórios domésticos (home office), e tarefas como mudanças, eventos e reuniões, assim como, podem assessorar a organização de nossa agenda diária de trabalho e administração de tempo.

Os benefícios deste trabalho vão desde a economia de tempo e dinheiro, até o aumento de bem-estar e conforto percebido pelos clientes deste profissional em ver o seu ambiente organizado.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Organização de Ambientes
Mercado
Especialistas em organização afirmam que, quanto mais organizado o ambiente ao seu redor, mais chance você tem de ser mais produtivo. Os benefícios de se manter organizado vão desde a diminuição do estresse, o aumento da disposição para o trabalho até o sentimento de bem-estar.

A cada ano, a NAPO - National Association of Professional Organizers -, entidade norte-americana que reúne os profissionais especializados em organização, realiza uma pesquisa em âmbito nacional, para aferir a familiaridade do público daquele país com os serviços de organização profissional, bem como a percepção deste quanto aos benefícios que os serviços de um organizador profissional podem proporcionar. Os resultados obtidos pela pesquisa, realizada em novembro 2008, com 400 adultos entrevistados, revelou:
•          85% indicaram ter conhecimento do trabalho realizado por organizadores profissionais;
•          96% disseram que economizaram tempo, ao tornarem-se cada dia mais organizado;
•          Destes, 15% considerou que poderia economizar mais de uma hora cada dia - para um total de mais de 15 dias por ano - se fossem mais organizada em casa;
•          Destes, 30% considerou que poderia poupar pelo menos 30 minutos por dia - ou mais de uma semana inteira por ano - se fossem mais organizados em casa;
•          65% dos inquiridos afirmaram que seu(s) companheiro(s) em casa foi, pelo menos, moderadamente desorganizado e;
•           27% disseram que se sente desorganizado no trabalho.

Ainda que esta pesquisa revele uma tendência do público norte-americano, começa a surgir no Brasil evidências de um aumento do interesse local por soluções de organização de ambientes. Um exemplo disto, é que nos últimos anos, as grandes redes de papelaria e lojas de decoração para o lar, têm oferecido cada vez mais produtos destinados à organização de ambientes domésticos e empresariais, que vão desde a oferta de caixas, arquivos, sacolas, rotuladores, pastas, etiquetas, etc., com setores inteiros destinados a venda destes artigos próprios para a organização de ambientes. Todavia, o mercado brasileiro ainda é pouquíssimo explorado, com muito poucas empresas de destaque, que apresentem soluções completas para organização de espaços, envolvendo produtos e serviços simultaneamente.

Vale lembrar que o pioneirismo de algumas atividades também inclui a necessidade de superar barreiras, dentre elas algumas de caráter cultural e econômico. Podemos citar como exemplo de barreiras culturais, para os organizadores brasileiros, eventuais receios que os clientes locais possam ter em assumir sua própria desorganização e exporem a intimidade de sua residência ou escritório para terceiros. Além disso, este é um tipo de negócio que envolve a necessidade de convencer seus clientes a mudarem seus hábitos e manterem-se organizados, fato que pode incluir a necessidade de um acompanhamento periódico pelo profissional de organização, o que deve ser adequadamente negociado.

Organizador de ambientes
Estrutura
A estrutura requerida para desenvolver um negócio como este é bem simples, podendo a atividade ser desempenhada a partir da própria residência do empreendedor ou de uma sala comercial de aproximadamente 30 m², com o auxílio de um computador com internet, website próprio e um telefone.

Organizador de ambientes
Pessoal
O próprio empreendedor sozinho, ou com o auxílio de um assistente, pode realizar o trabalho de organização de ambientes. Serviços mais complexos podem envolver a necessidade de mais profissionais.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Organização de Ambientes
Equipamentos
Os equipamentos envolvidos no trabalho de organização de ambientes são:
-Computador com internet;
-Etiquetador manual;
-Impressora;
-Telefone fixo e celular;
-Trena.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Organização de Ambientes
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem à instalação do negócio; exemplo:

- Quais os treinamentos, cursos, eventos, livros que devo participar / adquirir (vide o item Eventos para orientação);
- Quais os equipamentos (computador pessoal; aparelho multifuncional - fax/impressora/secretária eletrônica), irão apoiar o meu negócio;
- Quanto irei despender na elaboração de um site próprio e na
produção do material institucional e promocional (cartões de visita, folders, papelaria em geral etc.);

Estima-se que o investimento para iniciar um negócio neste segmento (para profissionais que começam sozinhos ou com uma pequena estrutura) varie entre R$ 5.000,00 a R$ 8.000.

Para melhor antever os gastos inerentes ao investimento necessário e obter respostas a essas questões, recomendamos a elaboração de um plano de negócio, pelo futuro empreendedor (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico=1440).

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: