Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Manutenção de Elevadores

Manutenção de elevadores
Apresentação do Negócio
 Uma empresa de Manutenção de Elevadores realiza reparos e faz a manutenção preventiva de elevadores, sendo, portanto, responsável pela segurança de passageiros e cargas que são transportados verticalmente em edifícios comerciais, residenciais, docas, hospitais, escolas, etc., bem como dos equipamentos que realizam esse transporte – os elevadores.
As primeiras utilizações de elevadores que se tem notícia datam de 1500 a.C., quando os egípcios elevavam as águas do Rio Nilo, por meio da utilização de animais e pessoas para realizarem a tração que puxavam grandes vasilhames com a água. 
Com o advento da Revolução Industrial, essa forma de tração evoluiu para energia a vapor e a seguir, para a eletricidade.
O primeiro elevador de passageiros foi inventado por Elis Graves Otis em 1853, nos Estados Unidos. No Brasil, começaram a ser fabricados em 1918. Funcionavam por meio de manivela, e as portas eram abertas manualmente. Hoje em dia, os elevadores funcionam por meio de modernos sistemas, que permitem grande conforto e segurança aos usuários.
Com a contínua evolução da tecnologia, os elevadores passaram a exigir cada mais especialização das pessoas envolvidas em sua fabricação e manutenção. Os modernos elevadores já podem ser acessados remotamente, pelo computador, e monitorizados a distância, possibilitando o diagnóstico de defeitos. Assim, em possuindo esse sistema de monitoramento, a equipe de manutenção da empresa de Manutenção de Elevadores pode sair devidamente preparada para executar os ajustes necessários, economizando tempo e recursos.
Além dos elevadores de cabine fechada, o transporte vertical de pessoas e cargas também é feito por meio de escadas e esteiras rolantes. Nesta Idéia de Negócio, o foco está nos elevadores de cabine fechada.
Os clientes da Empresa de Manutenção de Elevadores comumente são os condomínios. Por força de lei, os condomínios devem celebrar contratos de manutenção com as empresas especializadas em manutenção e conservação de elevadores. O trabalho é realizado basicamente no prédio onde está instalado o elevador. Na oficina da empresa faz-se apenas reparos em pequenas peças.
Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Manutenção de Elevadores. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Manutenção de Elevadores
Mercado
O mercado de manutenção de elevadores é um mercado em expansão. Em São Paulo existem cerca de 30.000 edifícios, com, em média, dois elevadores em cada um. Por medidas de segurança, há obrigatoriedade de manutenção preventiva nos elevadores mensalmente. Em edifícios com intensa movimentação de pessoas, a manutenção preventiva deverá ser realizada quinzenalmente. 
No Brasil, estima-se que há, em média, 270 mil elevadores instalados, a maioria, com mais de duas décadas de uso. Em torno de 8 mil novos elevadores são instalados a cada ano. Este índice tende a aumentar com o fomento da construção civil nos últimos anos, resultando no surgimento de novos prédios residenciais e comerciais.
Com a crise econômica de 2008/2009, o Governo Federal criou programas de fomento à construção civil, o que torna a Manutenção de Elevadores um ramo de negócios em crescimento, uma vez que o aumento da construção de prédios com elevadores, implica em aumento da necessidade de manuteção dos elevadores.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário para estudar a concorrência já instalada, o tipo de construções – públicos ou privados, comerciais ou residenciais, público-alvo em termos de capacidade aquisitiva e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Empresa de
Manutenção de Elevadores.
Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão de qualidade ofertado dos concorrentes tanto em termos de tempo gasto na prestação do serviço, quanto na segurança.
É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento do mercado concorrente e consumidor.
Ameaças e oportunidades
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. É essencial que o empresário fique atento aos fatores externos para identificar ameaças e desenvolver atividades que possam diminuí-las ou convertê-las em oportunidades.
Algumas ameaças desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças:
• Crises econômicas – que podem afetar todos os setores da economia, em especial o mercado da construção civil, que é o ramo de atividade que cria o mercado de Manutenção de Elevadores;
• Custo de despesas com pagamento de pessoal e respectivos encargos sociais em função da necessidade da manutenção de técnico de plantão 24 horas por dia.
Oportunidades:
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. Dentre outras, pode-se citar:
• Incentivos governamentais para o incremento da construção civil;
• Possibilidades de atualização técnica oferecida pelos fabricantes dos elevadores
 Para identificar outras ameaças e oportunidades o empresário deve estar sempre atento. Deve manter-se informado por meio de cursos, frequentando eventos do setor, associações e similares. Recomenda-se que tenha uma relação próxima com os clientes e mantenha atualizadas as informações sobre mercado consumidor, concorrente e fornecedor. Deve também, ressaltar na divulgação de seu negócio as diferenças e garantias de um serviço especializado.

Manutenção de elevadores
Estrutura
 A área mínima necessária para uma Empresa de Manutenção de elevadores é de aproximadamente 100m² distribuídos em recepção, administração, oficina, almoxarifado, copa e banheiro, sendo necessárias inicialmente para o funcionamento, três pessoas. Empreendedores do ramo afirmam que esta área é necessária em função do almoxarifado, no qual são guardadas as peças, equipamentos e ferramentas para manutenção, e algumas das peças são grandes, como por exemplo, uma porta de elevador, requerendo maior espaço.
      Equipamentos para a recepção e administração.
* Mesas;
* Cadeiras;
* Computadores;
* Arquivo para pastas suspensa;
* Impressora;
* Telefone/Fax;
* Armário.
      No início do empreendimento, a recepção pode ser adaptada para funcionar como administração. Com o crescimento da empresa, deverá ser dissociada.
      Equipamentos para a oficina
* Mesa para reparo de pequenas peças com esmeril, polidora, morsa, etc.
* Quadro para ferramentas;
* Ferramentas: alicates de diversos tipos e tamanhos, chaves de fenda de diversos tipos e tamanhos, chaves de boca de diversos tipos e tamanhos, etc.;
* Equipamentos de proteção individual segundo normas regulamentadoras.
Equipamentos para almoxarifado
* Armários;
* Estantes;
* Mesa para apoio e anotações;
* Cadeira.
* Peças para reposição de acordo com os modelos de elevadores dos clientes que a Empresa prestará serviço.
      A estrutura de uma empresa de Manutenção de Elevadores pode ser simples, porém deve ser bem planejada para:
* Oferecer mobilidade aos funcionários e clientes;
* Oferecer facilidade de acesso às pessoas com de necessidades especiais;
* Permitir o trabalho técnico com segurança;
* Evitar poluição visual;
* Oferecer conforto e beleza;
* Proporcionar boa iluminação;
* Proporcionar boa ventilação.
      É necessário que o profissional que fará as manutenções use um carro como meio de transporte em função do peso das ferramentas e peças que deverá carregar, além da necessidade de agilidade. Esse veículo pode ser do próprio técnico ou da empresa.  Em algumas empresas, o técnico usa motocicleta equipada com baú, quando não há necessidade de transportar grandes peças.
     
      O técnico deverá possuir um kit básico de ferramentas sob sua responsabilidade para realizar os atendimentos. 

Como Abrir - Montar uma Empresa de Manutenção de Elevadores
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar uma Empresa de Manutenção de Elevadores com 100m², basta um técnico e um engenheiro mecânico ou eletromecânico e um recepcionista. O responsável pela gestão do negócio que pode ser o proprietário, poderá acumular uma das funções, se ele tiver os pré-requisitos necessários: ou o curso técnico de manutenção em elevadores ou o diploma de engenheiro mecânico ou eletromecânico devidamente registrados no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se o futuro funcionário tem o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções, pois esta atividade requer alto grau de especialização.
      Apenas o engenheiro pode assinar um diagnóstico de necessidade de reparos e manutenção preventiva de um elevador.
       Além de demonstrar capacidade para exercer um bom trabalho e oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias aos profissionais do ramo de manutenção de elevadores são:
      Engenheiro e técnico de manutenção
* Manter boa apresentação pessoal;
* Permanecer eficaz em ambientes de mudança;
* Comunicar-se bem;
* Manter comportamento profissional adequado;
* Agir com ética e respeito à cidadania;
* Trabalhar em equipe;
* Gerar documentos e relatórios;
* Dominar tecnologia de informação e comunicação;
* Manter-se atualizado;
* Implementar política de qualidade;
* Operar sistemas de controles de manutenção;
* Operacionalizar a manutenção;
* Manter rede de parceiros e fornecedores;
* Atualizar-se em técnicas de reparo, manutenção e modernização de elevadores.
     
      Além das competências para a operacionalização das atividades fim da empresa, o empreendedor deverá ser capaz de:
* Operar o caixa.
* Operar serviços financeiros e administrativos.
      O piso salarial dos empregados das empresas de Manutenção de Elevadores é estabelecido pelo sindicato que representa a categoria profissional, cuja denominação e vinculação muda, dependendo do local no qual a Empresa de Manutenção de Elevadores é instalada. Em alguns estados, é o Sindicato dos Metalúrgicos, em outros é o Sindicato dos Empregados em Edifícios Residenciais Comerciais e Mistos, Cabineiros de Elevadores, Conservação de Elevadores, e Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis - CONTRATUH.  Há, ainda, os Sindicatos dos Engenheiros. Assim, o empreendedor deverá verificar, no local onde pretende instalar a Empresa de Manutenção de Elevadores, qual é o Sindicato que representa seu pessoal. Tomando o piso salário definido pela categoria como base, o empreendedor poderá adotar medidas de remuneração que estimule os empregados a permanecerem trabalhando na empresa.
      Além dos salários, outras medidas podem ser adotadas para a estimulação para o trabalho, tais como a implantação de um processo, mesmo que simplificado, de avaliação de resultados. Esta pode ser uma maneira de envolver o funcionário no comprometimento com o trabalho. Tais ações ajudam a evitar a rotatividade de pessoas e favorece a retenção dos talentos. Essa iniciativa garantirá vários benefícios ao empreendedor, pois contará com um profissional que já conhece a instituição, evitará treinamentos com novos funcionários, além de contribuir para a satisfação de seus colaboradores.

Manutenção de elevadores
Equipamentos
Para estruturar a Empresa de Manutenção de Elevadores, serão necessários os seguintes equipamentos:
* Duas mesas: uma para recepção e outra para o trabalho na oficina;
* Seis cadeiras;
* Um computador;
* Um arquivo para pastas suspensa;
* Uma impressora;
* Um telefone/Fax;
* Armários;
* Estantes para almoxarifado;
* Um Kit de ferramentas para cada técnico contendo: chaves de fenda de diversos tamanhos e formatos, alicates de diversos tamanhos, equipamentos de proteção individual, chaves de boca, multímetro, fita isolante, lanterna;
* Ferramentas específicas segundo a necessidade do serviço.
* Um carro;
* Telefone celular
  
   
      Tecnologia
     Além dos equipamentos específicos para a realização do serviço, a Empresa de Manutenção de Elevadores deve possuir também microcomputadores, impressora, impressora fiscal para emissão de Notas Fiscais; telefone, fax, móveis e utensílios para atividades administrativas (grampeador, calculadora, etc), ar condicionado (a depender as características climáticas de cada região) sistema de segurança interna.
     O telefone celular é uma ferramenta de trabalho, pois por meio dele, o técnico pode receber as chamadas de urgência, agilizando o serviço.
     É necessário instalar software para gestão do empreendimento. O gerenciamento do cadastramento de clientes, a organização do serviço, o controle das manutenções, da troca de peças e a gestão financeira são exemplos do que pode ser feito com essa ferramenta organizacional. Esse sistema oferece muitos outros benefícios complementares de acordo com a necessidade do empreendedor.
      O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a Manutenção de Elevadores está instalada.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Manutenção de Elevadores
Investimentos
 Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Empresa de Manutenção de Elevadores, dentre elas:
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio.
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando uma Empresa de Manutenção de Elevadores instalada numa área de 100m², é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 58.000,00 (cinqüenta e oito mil reais)
* Reforma do local e Mobiliário: R$ 7.000,00
* Aluguel: R$ 1.000,00
* Divulgação: R$ 1.500,00
* Equipamentos: R$ 24.000,00
* Taxas e Impostos: R$ 8.500,00
* Peças: R$ 6.400,00
* Capital de giro: R$ 9.600,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: