Como Abrir um Negócio

segunda-feira, julho 11, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de brindes ecológicos

Loja de brindes ecológicos
Apresentação do Negócio
A presente idéia de negócio contém informações necessárias e úteis para o empreendedor em potencial avaliar melhor a decisão de montar uma empresa de brindes ecológicos. São questões como localização, tipos de produtos e segmentos a serem buscados, alguns números do setor e do mercado e dicas importantes a serem pensadas durante o processo de abertura da empresa.
O negócio de brindes não é um fenômeno atual, é um mercado de longa data e que vem se diversificando ao longo do tempo. Acompanha tendências mundiais, hábitos dos consumidores e, em algumas vezes, sugere mudanças comportamentais.
Os brindes são elaborados de diversas formas e matérias-primas como plásticos, papéis, metais, borrachas, vidros, tecidos, podendo ser fabricados os mais variados tipos de produtos; camisetas, bonés, lápis, canetas, blocos de papel, pastas, sacolas, chaveiros, pen-drives,  dentre outros. O foco da utilização dos brindes sempre foi o de promover a marca de quem está entregando o brinde, na tentativa de fidelizar o cliente, demandando um grande esforço de divulgação.
Atualmente, esses produtos também possuem como objetivo demonstrar as novas tendências que a empresa ofertante está seguindo, como no caso dos brindes ecológicos, utilizados pelas empresas mostrarem que possuem consciência ambiental, na tentativa de demonstrar que está preocupada com o bem estar ambiental de todos.
Considera-se brinde qualquer tipo de objeto ou material personalizado com a marca do produto e/ou da empresa, que possa gerar afinidade, fidelidade, associação direta com a marca. Os principais atrativos são o baixo valor exigido para se montar uma empresa de brindes ecológicos e todo tipo de festa ou data comemorativa para alavancar a produção, como a copa do mundo.
Nesta idéia de negócio vamos focar principalmente numa empresa de vendas de brindes ecológicos cujo principal meio de divulgação e de comercialização seja a internet.
Loja de brindes ecológicos
Mercado
"Segundo Salvador (2008), o mercado brasileiro de brindes está em plena expansão, com crescimento anual da ordem de 10%. Esses resultados ocorrem pois o brinde é um instrumento muito importante para alavancar as vendas de uma empresa, servindo como propaganda da empresa e associando a marca aos produtos, divulgando a imagem de uma empresa, em campanhas promocionais. São várias formas de utilização que trazem um resultado efetivo. Uma empresa fica sabendo que a outra está distribuindo brindes e quer fazer também. É uma tendência mundial.
Ainda segundo Salvador, os brindes ecológicos são atualmente a coqueluche do mercado. Estão seguindo uma consciência ecológica que vem tomando conta das pessoas, dos mercados mundiais. Atualmente, todas as pessoas e empresas estão preocupados com o meio ambiente. Principalmente numa época em que estão sendo discutidas questões fundamentais para a preservação do planeta e para a elaboração de uma agenda que substituirá o Protocolo de Kioto, que se extingue em 2012.
No setor de brindes, qualquer novidade é importante. É um gancho para a campanha da empresa. O comprador tem consciência que isso vai ajudar o planeta e por aí vai. É como uma bola de neve, todos aderem à novidade e quando percebemos o negócio já é um sucesso. No próximo ano, a previsão é que os brindes ecológicos atinjam de 20% a 30% do mercado. (SALVADOR, 2008)
Conforme apresentado na revista eletrônica da Pequenas Empresas, Grande Negócios, o mercado de brindes no Brasil deve faturar este ano mais de R$ 6 bilhões. E a previsão é de um crescimento médio de 10% nos próximos anos. Atualmente, existem cerca de quatro mil fabricantes de brindes no país.
  
Como Abrir - Montar uma Loja de brindes ecológicos
Estrutura
O empreendedor, ao iniciar seu negócio deverá prestar atenção as reais necessidades que terá para por sua empresa para funcionar. Assim, cabe mencionar inicialmente que uma empresa de brindes ecológicos não necessita de uma grande estrutura para realizar as suas atividades, principalmente se ela funcionar somente como uma empresa de representação dos produtos de outras empresas, necessitando apenas de uma estrutura comercial para realizar e centralizar as vendas.
Assim, pensando no caso acima mencionado, de uma empresa de representação de brindes ecológicos com foco em vendas pela internet, será necessária uma sala comercial ou uma loja, composta de salas para o pessoal administrativo e comercial, de marketing e tecnologia da informação, assim como várias outras áreas necessárias ao funcionamento de uma empresa. Tudo deve depender do volume esperado. Uma empresa de brindes ecológicos de pequeno porte pode funcionar dentro da casa do próprio dono, por exemplo, ou como dito, em sala comercial.
O espaço necessário para se trabalhar com essa empresa é de 15 m², podendo possuir, em casos de escritórios maiores, divisórias ou estações de trabalho para a equipe realizar suas atividades.
Se o intuito for montar uma fábrica de brindes ecológicos, com equipamentos específicos, a estrutura deverá ser maior, para comportar a produção e ser mais eficiente. Ai já haveria a necessidade de pelo menos 100 m².
Um espaço muito importante a ser pensando é a recepção, considerada a fachada, a porta de entrada do cliente. É nela muitas vezes que o cliente é ganho. Esta deve comportar, ao menos, uma mesa para secretária com cadeiras e sofá para espera dos clientes e uma vitrine para exposição dos produtos comercializados. Um pequeno espaço deve ser reservado para estocar pequenas quantidades de produtos.
Pense em ambientes arejados onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários. 
Loja de brindes ecológicos
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infra-estrutura, vai depender diretamente do volume de vendas esperada pelo empreendedor. O pessoal necessário para trabalhar numa empresa de brindes ecológicos em geral não são especialistas, não havendo necessidade de mão-de-obra especializada.
Para uma pequena empresa de comércio de brindes são necessárias poucas pessoas para gerenciar o negócio, fazer as vendas e cuidar das atividades administrativas, que nesse caso pode ser o próprio dono, mais uma pessoa para assessoramento, como uma secretária ou mesmo outro sócio. Mais uma pessoa para efetuar a limpeza cotidiana do local.
Se a idéia do empreendedor for montar uma fábrica de brindes ecológicos, haverá a necessidade de um número maior de funcionários e com qualidades técnicas especificas para cada etapa produtiva, bem como para as áreas administrativas: gerência financeira, vendas, contador, faxineiros, dentre outros já mencionados.
É interessante que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos ligados ao processo produtivo, para redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.

Loja de brindes ecológicos
Equipamentos
Os equipamentos necessários também variam com o tamanho do volume esperado pelo empreendedor. Como a atividade é prestação o comércio de produtos, a necessidade de equipamentos é mínima, principalmente quando parte dos serviços é terceirizada, ou realizada por outras empresas parceiras.
Como não haverá processo produtivo para a idéia de negócio aqui apresentada, os principais equipamentos necessários serão os computadores, impressoras, telefones, ventiladores, ar condicionado, móveis e utensílios de escritório, dentre outro. Também serão utilizados softwares para editoração, diagramação, criação de gráficos e designs para as artes a serem impressas em camisas, blocos, canetas, se for o caso.
No caso de uma fábrica de brindes ecológicos, os equipamentos a serem adquiridos deverão ser pensados a depender do tipo de produto a ser elabora. No caso de camisetas ecológicas, máquinas de serigrafia, no caso de canetas ecológicas feitas de embalagens  longa vidas, impressoras de canetas, dentre outros produtos.
Uma ressalva deve ser efetuada nesse momento. Como o foco aqui é a comercialização via internet, se faz necessário que os equipamentos de informática sejam dimensionados e adquiridos especificamente para os fins desejados, com melhores desempenhos e capacidades de processamento e armazenamento. 

Como Abrir - Montar uma Loja de brindes ecológicos
Investimentos
Os investimentos necessários para uma empresa de brindes ecológicos são:
EQUIPAMENTOS
QUANTIDADE
VALOR UNITÁRIO
VALOR TOTAL
Armário
2
 R$         699,00
 R$     1.398,00
Sofás para recepção
1
 R$     1.000,00
 R$     1.000,00
Arquivo
1
 R$         499,00
 R$         499,00
Telefone
1
 R$         409,00
 R$         409,00
Microcomputador
3
 R$     2.500,00
 R$     7.500,00
Estação de trabalho com mesa e cadeira
4
 R$     1.000,00
 R$     4.000,00
Impressora jato de tinta
2
 R$         350,00
 R$         700,00
Impressora laser colorida
2
 R$     2.000,00
 R$     4.000,00
Balcão, Vitrine e Expositor
1
 R$     5.000,00
 R$     5.000,00
Desenvolvimento do sitio da internet
1
 R$   25.000,00
 R$   25.000,00
Softwares e licenças
1
 R$     2.000,00
 R$     4.000,00
Mesa digitalizadora
1
 R$     1.500,00
 R$     1.500,00
Impressora Fiscal
1
 R$     1.749,00
 R$     1.749,00
TOTAL GERAL
 R$   56.755,00
Por possuir uma grande diversidade de preços, necessidades e estilos, não foi quantificada a construção ou reforma do espaço físico, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade e estado do local onde será estruturada a empresa.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: