Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de móveis usados

Loja de móveis usados
Apresentação do Negócio
O impulso do mercado imobiliário brasileiro, observado nos últimos anos, tem produzido lucros não apenas para as construtoras e imobiliárias, mas para toda a cadeia produtiva em torno do segmento. Quem compra um imóvel, logo pensa em mobiliar, decorar ou reformar, dando um toque pessoal ao novo lar. Desta forma, é comum que nestes momentos, o sonho da casa própria seja estendido também a itens que irão preencher os espaços, onde a decoração é tratada como conceito de “bem-estar”, abrindo espaço para outros segmentos, dentre eles o comércio de móveis, inclusive usados.

Dentre as pessoas que pretendem mobiliar suas casas, existem muitas delas que, por motivos que vão do econômico ao desejo de exclusividade, preferem incluir na decoração de suas casas móveis de segunda-mão. Vale ressaltar que as vendas de móveis usados não estão limitadas ao comércio de móveis residenciais, pelo contrário. No setor existem muitas lojas que se dedicam exclusivamente à venda de móveis usados para empresas, pois também existem muitas firmas, que optam por utilizar móveis de escritório usados.

Além de ser uma opção mais econômica e uma boa oportunidade de negócio, o uso de móveis usados, é uma tendência sem prazo para acabar. Especialistas afirmam que a reutilização é uma tendência não só na decoração mais em muitas áreas. Comprar móveis reutilizados significa poupar madeira, tintas, vernizes e outros materiais, assim contribuindo para a preservação do meio ambiente. 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de móveis usados
Mercado
No Brasil, sobretudo em decorrência do baixo poder aquisitivo, há um grande mercado de produtos usados, os famosos “semi-novos”, que inclui também móveis de escritório, eletrodomésticos, roupas, dentre outros produtos. O que vem mudando nos últimos tempos, em relação aos móveis domésticos, é que, se antes eles eram adquiridos somente pelas classes de renda mais baixa (C, D e E), hoje, armários, mesinhas de canto, jogos de jantar e muitos outros itens de mobiliário usados, tem sido visto como uma boa opção de decoração, nos lares das classes mais privilegiadas. Atualmente, os móveis usados atraem a atenção de uma parcela da população, que vê nesses produtos a chance de conceder um toque pessoal as suas residências. Com o aumento da procura, os preços foram aumentando de acordo com o entusiasmo do consumidor em levar para casa um produto único ou fora de série, o que tem atraído novos empreendedores para o segmento, ainda formados por pequenos varejistas.

O mercado nacional de móveis usados é muito heterogêneo. Embora comercializem o mesmo tipo de produto, as lojas são muito diferentes entre si, com forte segmentação. Mesmo entre as lojas que comercializam móveis usados para residências, existe especialização em relação ao público-alvo, tipo de produto comercializado etc. Ainda que subdividíssemos o segmento entre móveis residenciais e de escritório, também seriam necessárias novas segmentações, pois existem empreendedores dedicados a nichos específicos, tais como, móveis usados para lojas, escritórios, hotéis, salões de cabeleireiro, hospitais etc.

Diversos motivos têm levado os consumidores a optarem pela aquisição de móveis usados, seja o preço, conscientização ambiental, ou mesmo, o interesse pessoal do consumidor pelo produto. Contudo, já começam a surgir, no Brasil e em outros países, iniciativas de restauro de móveis usados com foco social. Empresas líderes na fabricação de mobiliário no planeta já adotam estratégias de coleta do móvel usado, encaminhando o mesmo para restauro ou reaproveitamento na produção de novos móveis. Tais estratégias fazem parte de um conceito amplo, batizado de “ecodesign”, que trata também das questões referentes ao final do ciclo de vida do produto, incluindo descarte e ações como reciclagem, recuperação e re-manufatura das peças. 

Loja de móveis usados
Estrutura
Uma loja de móveis usados requer uma área mínima de 100 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes podem ser divididos em área de atendimento, exposição de produtos, escritório e uma área destinada à limpeza e pequenos reparos dos móveis comercializados. Muitos varejistas do setor aproveitam melhor o espaço ao disponibilizar todo o seu estoque no mostruário, ampliando a área de atendimento ao público e eliminando a área de estoque.

A fachada, a entrada e o interior da loja precisam de atenção especial, pois a elas cabe o papel de transmitir de imediato às características do estabelecimento e despertar o interesse de consumo nos frequentadores e transeuntes. O ideal é que além da entrada, o empreendedor explore o interior da loja, de maneira a levar o cliente a ter contato com os produtos comercializados.

É conveniente que o espaço de vendas possibilite o auto-atendimento do cliente. O empreendedor deve planejar o arranjo físico dos produtos no começo da loja, dispondo os móveis dentro de uma sequência lógica, por tipo tamanho, valor etc., tornando a escolha do cliente mais simples e confortável. O ambiente deve ser arejado, limpo, claro, com o piso, a parede e o teto bem conservados, sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos ou descascamentos, seguindo normas de segurança e regulamentos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.

O escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador. 

Loja de móveis usados
Pessoal
Embora o número de funcionários de uma loja de móveis usados possa variar um pouco de acordo com as dimensões físicas do estabelecimento, tamanho do estoque, volume de vendas, serviços oferecidos etc., em geral, uma pequena loja do ramo emprega três pessoas:
i) o próprio empresário;
ii) um vendedor e;
iii) um empregado responsável pela limpeza e pequenos reparos dos móveis.

Principalmente no inicio da atividade empresarial, é natural que o próprio empreendedor desempenhe a gerência do estabelecimento, ou mesmo, acumule algumas funções. Sua atenção deverá estar voltada para os aspectos comerciais, operacionais e administrativos envolvidos no negócio.

Funções tais como faxineiros, officeboys, marceneiros e até mesmo vendedores, podem ser terceirizadas ou contratadas a medida de sua necessidade. Contudo, uma atenção especial deve ser dada à forma de contratação (mensalista, horista, autônomo etc.). Consulte seu contador para evitar contingências trabalhistas futuras.

Loja de móveis usados
Equipamentos
Em geral este tipo de negócio não envolve outros equipamentos além daqueles necessários ao registro das vendas, controle do estoque e administração do negócio (caixa registradora, computador de mesa, telefone, fax, impressora etc.).

Caso o empreendedor realize reparos nos móveis comercializados, ele deverá contar com os equipamentos típicos de uma marcenaria, tais como, serras, martelos, chaves de fendas, furadeiras, dentre outros. 

Como Abrir - Montar uma Loja de móveis usados
Investimentos
Estimamos que o investimento básico necessário para abertura de uma loja de móveis usados fique em torno de R$ 30.000,00. Contudo, esta é uma estimativa que poderá variar significativamente conforme cada caso, por esta razão, sugerimos ao empreendedor fazer um plano de negócio. Neste documento poderão ser melhores identificados e estimados itens tais como: necessidade de adaptação do imóvel, tamanho do estoque inicial de móveis para revenda etc. Abaixo elaboramos um pequeno orçamento de investimento, para uma simples referência do empreendedor que deseja iniciar um negócio neste ramo:
Item      Valor Estimado em R$
Abertura da empresa     2.000,00
Estoque inicial      20.000,00
Fax       500,00
Impressora      500,00
Linha telefônica      200,00
Letreiro e fachada      1.500,00
Marketing inicial      1.000,00
Mesas e cadeiras      500,00
Microcomputador      1.200,00
Móveis e utensílios de escritório    1.000,00
Reformas e adaptação do imóvel    2.000,00
TOTAL       30.400,00
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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