Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de peças para refrigeração

Loja de peças para refrigeração
Apresentação do Negócio
A construção da imagem de sucesso de um bem qualquer, certamente está ligada ao reconhecimento da sua qualidade por parte dos consumidores. Em geral, essa impressão é derivada de uma série de condições, que abrangem fatores com a durabilidade e marca.
Porém, para se obter o sucesso desejado, não basta para um produto a posse dessas duas últimas características. A constante ocorrência de manutenção e a falta de peças de reposição são condições que podem comprometer seriamente a viabilidade mercadológica de um produto, mesmo tendo ele uma boa durabilidade e uma marca respeitada.
Essa afirmação é válida para seleto grupo de indivíduos que possuem boa renda e podem fazer suas escolhas, algumas vezes, baseados até em questões subjetivas. Porém, para uma parcela da população pertencente aos grupos de indivíduos com menor poder aquisitivo, esses itens podem não ser os determinantes no momento da compra, pois a sua restrição orçamentária acaba por reduzir suas opções. Ir contra essa realidade pode significar, muitas vezes, a impossibilidade de aquisição de algum bem extremamente necessário para proporcionar o mínimo conforto à sua família.
Nesse cenário heterogêneo, os técnicos em manutenção precisam atender com profissionalismo as diversas necessidades. Nesse processo, o comércio de peças de reposição para equipamentos de refrigeração tem papel fundamental, oferecendo as melhores opções para a realização satisfatória da prestação de serviços e, conseqüentemente, contribuindo para oferecer soluções personalizadas para o mercado.
Esse nicho tem se mostrado muito flexível nos dias atuais, atendendo com competência demandas para simples eletrodomésticos como também para complexos equipamentos industriais.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa especializada na comercialização de peças para refrigeração. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 
Como Abrir - Montar uma Loja de peças para refrigeração
Mercado
A pesquisa nacional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para um crescimento do número de bens duráveis nas residências dos brasileiros nos últimos anos. Em 2001, as residências que possuíam geladeira alcançavam 85,1% do total de domicílios, contra 91,4% no ano de 2007. As geladeiras de duas portas estavam presentes em 12,8% das moradias que tinham tal eletrodoméstico, contra 22,2% no ano de 2007. Apesar de a elevação da proporção de geladeiras grandes, contribuir para a diminuição do freezer nas residências, esse eletroméstico ainda era encontrado em 16,2% das casas no último ano da pesquisa.
Das várias explicações possíveis para esses números, certamente o crescimento dos lares com acesso a energia elétrica é um deles. Na faixa de 7 anos abrangida pela pesquisa, houve uma elevação de 2,5 pontos percentuais no número de residências que declararam possuir iluminação elétrica. A elevação progressiva de renda da camada mais pobre da população, a característica prioritária do equipamento perante outros no uso doméstico, a expansão do volume de crédito e os incentivos fiscais para a aquisição de produtos da linha branca são outros fatores que contribuem para tal resultado.
Além desses equipamentos de uso mais comum na maioria das residências, outros equipamentos de refrigeração vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos, como os condicionadores de ar e bebedouros refrigerados.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível por meio de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público alvo em termos de capacidade aquisitiva, as preferências, e as expectativas que os clientes têm em relação a um comércio de peças para refrigeração. Também é importante conhecer o modelo de negócio dos concorrentes, a qualidade das peças comercializadas, os preços e prazos praticados, enfim, todas as características relevantes que influenciem ou impactem a tomada de decisão.
O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa de mercado fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças:
·         Acirrada competição por preços no setor;
·         Necessidade de intensa de capital para investimento em estoque.
Oportunidades:
·         Popularização de equipamentos de refrigeração para uso doméstico;
·         Demanda crescente em decorrência das elevações da temperatura média;
  • Parcerias com profissionais que atuam na área de manutenção.
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
•             Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
•             Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
•             Participação em seminários especializados.
Existe uma grande quantidade de empresas que atuam no segmento em todo o país, comercializando produtos das principais marcas nacionais e importadas. Os principais fornecedores de peças para esses estabelecimentos são:
  • Du Pont;
  • Springer/ Carrier;
  • Danfoss;
  • Full Gauge;
  • York;
  • Brastemp;
  • Electrolux;
  • Bosch;
  • Emerson;
  • Continental;
Como Abrir - Montar uma Loja de peças para refrigeração
Estrutura
A estrutura necessária para a montagem de uma loja dedicada à venda de peças para refrigeração é bastante simples. Basicamente, as áreas principais de uma empresa desse segmento são as de atendimento ao cliente, estoque e área administrativa. Sua área total, já considerados os banheiros para o público e funcionários, estoque e uma pequena copa, gira em torno de 100m², em média.
Todo o espaço da loja, bem como a disposição de estoque, móveis e demais equipamentos, deve ser planejado para permitir a circulação de funcionários e clientes com segurança e conforto.
É importante que o estabelecimento esteja preparado para permitir o acesso a portadores de necessidades especiais a todas as áreas dedicadas a clientes. Para tal, deverá observar todas as exigências legais como largura de corredores, inclinação e tamanho de rampas, altura de corre-mãos e necessidade de elevadores.
A seguir, estão descritas algumas informações acerca de cada um dos ambientes sugeridos para uma empresa do segmento:
a)      Escritório
Destinado à realização de atividades administrativas. O escritório poderá ser equipado com:
·         mesa;
·         cadeiras;
·         armário;
·         arquivo para pasta suspensa;
·         telefone/fax;
·         computador;
·         impressora.
b)      Atendimento
Essa área poderá ser composta com um balcão para atendimento aos clientes e um caixa, além de uma pequena área de espera com algum conforto.
Sugestão de equipamentos e móveis
·         Banquetas;
·         Terminal de atendimento;
·         Caixa;
·         Impressora jato de tinta ou laser;
·         Máquinas de cartão de crédito e débito;
·         Impressora fiscal.
·         Sofá
·         Revisteiro
·         Purificador de água/bebedouro de galão refrigerado;
·         Ar condicionado (se necessário).
c)       Estoque e expedição
O espaço destinado ao estoque dos equipamentos para aluguel deverá ser limpo e organizado, a fim de facilitar o acesso e a localização de qualquer um de seus itens. Deverá, também, ser um ambiente isolado das demais áreas por divisórias ou paredes, de forma a manter o acesso restrito aos funcionários. A expedição poderá conter um guichê simples.
Deverá conter:                                             
·         Computador com software de controle de estoque;
·         Estantes metálicas ou de madeira, com divisões;
·         Armário com portas para itens de pequeno tamanho e custo elevado; 
·         Placas ou etiquetas de identificação;
·         Tablado no piso (plástico ou madeira) ou outro isolamento para proteger os equipamentos de umidade e sujeira;
·         Boa iluminação.
d)      Instalações sanitárias
O empresário deve procurar instalações que possuam banheiros separados para cada sexo, em bom estado de conservação, constituído de vaso sanitário, pia e mictório.
As instalações sanitárias devem ser bem iluminadas, paredes e piso de cores claras, de material liso, resistente e impermeável, portas com molas, ventilação usada com janelas teladas.
e)      Copa
De uso exclusivo dos funcionários, esse espaço é importante para propiciar alguma privacidade e conforme nas refeições daqueles que optarem por fazê-la no local de trabalho.
A estrutura para esse espaço deverá respeitar o descrito na Portaria CVS 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da ANVISA.
Equipamentos sugeridos:
·         Refrigerador;
·         Microondas;
·         Balcão;
·         Cadeiras.

Loja de peças para refrigeração
Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Para a estrutura anteriormente sugerida, a empresa prestadora de serviços em aluguel de iluminação profissional e som para festas e eventos exige a seguinte equipe:
  •      Gerente: responsável pelas atividades administrativas e financeiras. Deve ter conhecimento profundo do negócio, do processo produtivo e do mercado. Ele é o responsável pela supervisão de todas as atividades desenvolvidas pelo estabelecimento.
  •       Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades deverão ser:
    •       Ter bom conhecimento dos produtos comercializados;
    •       Entender as necessidades dos clientes;
    •       Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
    •       Conhecer as tendências do mercado;
    •       Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
    •       Transmitir confiabilidade e carisma;
    •       Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
    •       Zelar pelo bom relacionamento após a compra.
·         Estoquista: responsável pela entrada, conferência, organização e contagem dos itens de estoque, mantendo o ambiente em perfeita organização.
·         Auxiliar de expedição: entrega dos pedidos no balcão.
É recomendável que o empresário permaneça o maior tempo possível no negócio, em particular nos primeiros meses de funcionamento. Essa fase poderá ser determinante para o sucesso do negócio.
A gerência poderá ser ocupada pelo proprietário, desde que este esteja preparado para o exercício de tais funções.
No caso do cargo de vendedor, além dos conhecimentos necessários para desempenhar a função, o profissional deverá cuidar da manutenção do bom relacionamento da empresa com seus clientes e parceiros, visto que este profissional é um dos principais canais ligação e acesso da organização com o mercado.
O estoquista tem como principais características a organização, o cuidado e a atenção. O estoque é uma área vital para esse tipo de empresa. A falta de planejamento e diretrizes claras podem, em curto espaço de tempo, levar a empresa à situação de falta de liquidez, comprometendo seriamente todas as suas atividades.
Para evitar tal acontecimento, a gestão dos itens deverá ser feita com o auxílio de um bom software de controle, o qual deverá oferecer uma vasta gama de relatórios gerenciais essenciais. Estes deverão ser interpretados em conjunto com o gestor e servirão como direcionadores de volume e orçamentação.
A qualificação profissional pra todos os cargos é sempre bem vinda, pois costuma elevar o comprometimento funcionário com a empresa, diminuindo a rotatividade e, como conseqüência, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
  •        Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
  •        Agilidade e presteza no atendimento;
  •        Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Loja de peças para refrigeração
Equipamentos
Nesse segmento, os equipamentos necessários ao desenvolvimento da atividade comercial são simples e bastante comuns a qualquer tipo de empresa, como computadores, impressoras e telefone. Basicamente, eles são utilizados tanto na gestão do negócio quando nas vendas.
No quesito tecnologia, os softwares são as mais importantes ferramentas de apoio à gestão do negócio. A boa administração do estoque é um dos pilares do negócio. O empresário deverá buscar uma solução no mercado que melhor atenda suas necessidades e expectativas.
Atualmente, existem diversos sistemas informatizados (softwares) que podem auxiliar o empreendedor na gestão de uma empresa comercial (vide http://www.baixaki.com.br ou http://www.superdownloads.com.br). Seguem algumas opções:
•   AS Gestor empresarial 1.59;
•   Empresarial Master Plus 2.0 (gratuito);
•   Empresarial Master Senior 2.0 (gratuito);
•   Express Gestão de Tele-vendas (gratuito);
•   Gestão de Clientes (CRM) 2.10;
•   Hábil empresarial (gratuito);
•   Praticus Gestão empresarial;
•   TOTUS FREE 70608 (gratuito).
Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo fornecedor, verificando ainda se o aplicativo possui funcionalidades, tais como:
•   Controle dos dados sobre faturamento/vendas, gestão de caixa e bancos (conta corrente);
•   Contas a pagar e receber;
•   Fluxo de caixa;
•   Emissão de pedidos e orçamentos;
•   Controle de taxa de serviço;
•   Lista de espera;
•   Relatórios e gráficos gerenciais para análise real do resultado operacional da empresa.

Loja de peças para refrigeração
Investimentos
O investimento total deve variar muito de acordo com o tamanho do estoque, o tamanho do mercado a ser atendido, e a linha de produtos definida. Uma empresa que comercializa peças para refrigeração doméstica e industrial deverá exigir um investimento inicial estimado que pode variar  em média , entre R$ 80 mil e R$ 200 mil, de acordo com levantamentos de mercado do negócio em questão.  Para compor um exemplo a partir do investimento mínimo sugerido, podemos dividir os gastos entre os itens da seguinte maneira:
- Reforma Civil: R$ 20.000,00
- Máquinas e Equipamentos: R$ 5.000,00
- Móveis e Utensílios: R$ 18.000,00
- Informática: R$ 12.000,00
- Estoques: R$ 25.000,00
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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