Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos da fazenda

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos da fazenda
Mercado
Pesquisa realizada pelo Ministério do meio-ambiente em 2002, indica que 81% dos consumidores se declaram motivados a comprar alimentos produzidos de maneira ambientalmente correta. Os consumidores ainda se dividem em dois tipos básicos: adeptos, sempre bem informados e exigentes; e novos, presentes nas grandes redes de supermercados.

O mercado brasileiro de produtos orgânicos é um dos nichos do setor de alimentos de maior crescimento na ultima década, registrando um crescimento médio de 30% a 50% ao ano.

Segundo o pesquisador Moacir Dalrot, que trabalha para o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e é membro da Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA), a maioria dos consumidores orgânicos pertence ao gênero feminino (66%), com curso superior (60 a 75%) e com idade entre 31 e 50 anos (62%). Apresentam em geral boa renda familiar (47% ganham mais de 15 salários mínimos ao mês).

Loja de produtos da fazenda
Estrutura
A estrutura de uma loja de produtos de fazenda é bastante simples e deverá ser organizada de acordo com as atividades que serão exercidas. Para um negócio de pequeno porte, uma área de atendimento e vendas, um pequeno escritório para administração, uma área para os estoques e banheiros.

É aconselhável dispor de estacionamento. Se não houver disponibilidade permanente de vagas públicas nas proximidades, será necessário realizar convênio com estacionamento próximo.

Loja de produtos da fazenda
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para iniciar uma loja de produtos da fazenda de pequeno porte, o empreendedor deverá contratar dois atendentes.

A atividade de caixa poderá ser exercida pelo empreendedor ou por um dos atendentes.

Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar as habilidades de relacionamento e o conhecimento de produtos agropecuários.

Manter sempre a equipe atualizada, freqüentando cursos ou através de treinamentos oferecidos pelo próprio proprietário, é uma boa estratégia para a fidelização de clientes.

O empreendedor deverá cuidar para que as pessoas que compõem a sua equipe de trabalho tenham sempre uma ótima apresentação pessoal.

O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior atenção do empresário, portanto, construir relacionamentos de longo prazo e conhecer bem as expectativas e gostos dos clientes é fundamental para a sobrevivência dessa atividade.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Loja de produtos da fazenda
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 2 – R$ 2.600,00;
- impressora 1 – R$ 300,00;
- Emissor de cupom fiscal 1 – R$ 2.100,00;
- telefone 2 – R$ 100,00;
- fax 1 – R$ 450,00;
- mesas 2 – R$ 500,00;
- cadeiras 4 – R$ 480,00;
Total mobiliário: R$ 6.530,00.

Equipamentos e instalações:
- balcão refrigerado 1 – R$ 1.800,00;
- prateleiras 24 – R$ 4.800,00;
- gôndolas 5 – R$ 2.100,00;
- freezer 1 – R$ 1.700,00;
- vitrine refrigerada para armazenagem e exposição de frios 1 – R$ 2.000,00;
- geladeira 1 – R$ 1.200,00;
Total dos equipamentos: R$ 13.600,00. 
 
Como Abrir - Montar uma Loja de produtos da fazenda
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção, reposição da matéria prima e outros.

Para uma loja de produtos da fazenda de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 46.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- adaptação e reforma de imóvel – R$ 15.000,00;
- mobiliário para a área administrativa – R$ 6.530,00;
- equipamentos – R$ 13.600,00;
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.000,00;
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 8.000,00.
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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