Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos reciclados

Loja de produtos reciclados
Apresentação do Negócio
O negócio loja de produtos reciclados está relacionado à qualidade de vida e o reaproveitamento de resíduos sólidos.

O conceito de reciclagem surgiu como uma resposta a constante degradação do meio ambiente pelo ser humano. Com a utilização de técnicas modernas, a reciclagem transformou-se nos últimos anos como uma ótima alternativa de geração de novos negócios. No Brasil o lixo doméstico tem a seguinte composição: 19% de papel e ou papelão; 4% de metais; 4% de vidro; 11% de plásticos (em algumas regiões este índice poderá ser superior) e 62% de materiais orgânicos e outros.

Segundo a revista Plástico Moderno, em sua edição de setembro de 2000, somente a capital paulista gera em torno de 12.500 toneladas de lixo ao dia, quase metade desse volume é passível de reciclagem, sendo que o plástico responde por 22,9%, conforme mostra um estudo do Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre.

A reciclagem de qualquer material pode ser dividida em: coleta/seleção, revalorização e transformação. A etapa de revalorização utiliza o material revalorizado e o transforma em outro produto vendável, o produto reciclado.

A introdução da embalagem PET no Brasil trouxe o desafio da sua reciclagem: são 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo o Brasil. A embalagem PET é um dos plásticos mais reciclados do mundo e produz uma extensa gama de aplicações: fibras têxteis, tapetes, carpetes, não tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, materiais escolares como mochilas e fichários, etc.

O empresário Vinicius Geraidine abriu uma fábrica que só produz vassouras feitas com garrafas pet. Embora essas vassouras custem mais caro do que as vassouras tradicionais, de piaçava, duram mais ou menos 10 vezes mais do que uma vassoura comum.

Outra aplicação para os produtos reciclados são: espaçadores, perfis e inúmeras peças para a construção civil com materiais reciclados.

Entre as principais aplicações do plástico reciclado estão utilidades domésticas (vassouras, baldes, mangueiras, regadores), sacolas e sacos de lixo.

Tudo pode ser aproveitado, os restos de tecidos viram bordados de fuxico, a garrafa pet é transformada em belos estojos, vasos, flores artificiais, enfeites de natal, e reprocessada transforma-se em camisetas, cobertores e malhas em geral, assim como páginas de jornal e revistas transformam-se em bolsas, cestas e até luminárias. Lonas viram bolsas, plástico transforma-se em sandálias e roupas de surfistas são reaproveitadas para fabricar sandálias.

Os produtos reciclados são produzidos por cooperativas de produtores, ONG’s, empresas de pequeno, médio e grande porte, ou outras formas de associação.

Este documento não substitui o Plano de Negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos reciclados
Mercado
Segundo André Vilhena, diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre, o setor de reciclagem está em franca expansão. Ele movimenta algo em torno de R$ 7 bilhões por ano e tem crescido entre 10 e 15% podendo chegar a 25% nos próximos anos. O setor gera 850 mil empregos diretos.

Hermes Contesini, responsável pelo departamento de comunicação social da Associação Brasileira da Indústria do PET – Abipet, informa que o mercado de recicláveis de PET cresceu 18% em 2007, e que a taxa de reciclagem no inicio de 2009 era de 53,5%. Segundo Mauricio Ligabo, presidente da Associação Brasileira dos Revitalizadores de PET – Abrepet “o Brasil é hoje o maior reciclador de PET do mundo”.

O mercado de produtos reciclados no Brasil deve continuar em ritmo acelerado de expansão, considerando que apenas 11% do lixo sólido retorna à indústria na forma de matéria prima, enquanto que na Itália é de 34%, nos EUA 32% e na França 27%. 
 
Loja de produtos reciclados
Estrutura
A estrutura de uma loja de produtos reciclados é bastante simples, composta basicamente pelas seguintes áreas:
- atendimento ao cliente;
- exposição dos produtos;
- bateria de caixas;
- depósito para estoque de reposição;
- pequeno escritório para a administração;
- banheiros.  

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos reciclados
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma loja de produtos reciclados de pequeno porte pode-se começar com três empregados sendo dois atendentes, e um auxiliar de limpeza.

A atividade de caixa poderá ser realizada pelo empreendedor ou por um dos atendentes.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
- capacidade de percepção para entender as expectativas dos clientes;
- desenvolvimento do conhecimento da atividade;
- assessoramento técnico em paralelo com a o atendimento especifico para a venda do produto.
- cortesia, agilidade no atendimento e disponibilidade para prestar informações, e tirar dúvidas;

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 
 
Loja de produtos reciclados
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- impressora 1 – R$ 299,00;
- telefone 2 – R$ 129,80;
- mesas 2 – R$ 460,00
- cadeiras 6 – R$ 612,00
- armário para o escritório 1 – R$ 380,00
- estante para o escritório 1 – 480,00
Total mobiliário: R$ 3.960,80

Equipamentos:
- balcão de atendimento em L 1 – R$ 1.652,00
- gôndolas de centro inicial c/5 prateleiras 04 – R$ 2.408,04
- gôndolas de centro continuação c/5 prateleiras 16 – R$ 8.543,04
- cestos de 1 metro 10 – R$ 1.200,00
- estantes 6 – R$ 1.872,00
- araras dupla central 4 – R$ 1.984,00
- cestas de compras 10 – R$ 243,90
- computador 1 – R$ 1.600,00
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 1.425,00
- kit de segurança com 4 câmeras 1 – R$ 549,90

Total dos equipamentos: R$ 21.477,88  

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos reciclados
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para um mini mercado o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 83.938,68 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.960,80;
- Construção e reforma de instalações – R$ 35.000,00
- equipamentos – R$ 21.477,88
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 20.000,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Vanessa Aguiar disse...

muito esclarecedor o seu post,muito obrigado.