Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas de tamanhos especiais - maiores - grandes

Loja de roupas de tamanhos maiores
Apresentação do Negócio
A moda através dos tempos ditou tendências que influenciaram as formas dos corpos das pessoas. Os anos 1910 foram marcados pelo uso dos espartilhos que serviam como suporte e controle para modelagem do corpo e chapéus enormes para que a cabeça se sobressaísse. Na década de 50  a moda ditou tendências bem distintas, valorizando a funcionalidade e conforto das roupas, descomplicando a forma de vestir. A partir dos anos 80, com a proliferação das academias, das dietas e plásticas, a perfeição do corpo moldado por músculos bem definidos virou uma obsessão para muitos homens e mulheres fazendo com que o corpo passasse a influenciar a moda.
      Os anos 90 foram caracterizados pela valorização da magreza nas passarelas. Esta tendência ainda é marcante visto que, a imagem de beleza “perfeita” exibida pela mídia e pela indústria da moda são vistas como padrão a ser alcançado, pois sempre está vinculada a status, felicidade e saúde.
      Embora já existam pesquisas, publicações diversas e um pequeno movimento da indústria da moda admitindo que tais padrões são “anti naturais”, os atuais padrões de beleza geraram uma lacuna no mercado de roupas, que de certa forma ignorou o público “gordinho”(considerado acima do peso ou,obeso) por estar fora do padrão, incentivando o aparecimento de lojas especializadas em roupas grandes.
      Atualmente no mercado existem lojas de roupas grandes para diferentes preferências, entretanto percebe-se que as lojas que buscam oferecer coleções mais atualizadas de acordo com as tendências da estação têm optado por confecção própria, talvez pela dificuldade de encontrarem fornecedores que atendam esta necessidade.
      A maioria das Lojas de Roupa Grande trabalha com numerações que vão do número 46 ao 60 para mulheres e 46 ao 70 para homens. Para esta idéia de negócio será abordado o segmento de Loja de Roupas Grandes Feminina Jovem e Adulto.
      Para que a loja tenha sucesso é necessário que o empresário tenha competência administrativa e gerencial, dedique-se ao negócio com afinco e criatividade, e esteja sempre atento a novas oportunidades para venda dos produtos.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma loja de Roupas para Tamanhos Maiores.
       Este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas de tamanhos especiais - maiores - grandes
Mercado
O mercado de Loja de Roupas para Tamanhos Maiores é um mercado com grande potencial de expansão, especialmente devido ao aumento da população com sobrepeso e obesa no Brasil. Dados do Ministério da Saúde divulgados em abril de 2009 revelam que 43% (média simples entre os estados com maior e menor freqüência de incidência) da população está com sobrepeso e 12,7% está obesa.
      Embora esta tendência não seja atual, pois a pesquisa do Ministério da Saúde de 2006 já apontava para o aumento do número de pessoas acima do peso no Brasil, ainda é difícil para pessoas com sobrepeso encontrarem roupas que tenham um bom caimento. Em matéria do periódico eletrônico G1, a jornalista Claúdia Loureiro descreve a dificuldade de pessoas “gordinhas” encontrarem roupas que as deixem elegantes. O problema se agrava quando se trata do público jovem, pois as poucas lojas que já existem trabalham com modelos voltados para pessoas mais velhas.
      A presente pesquisa não teve acesso aos dados referentes ao quantitativo de lojas deste segmento no Brasil, porém os arquivos e documentos consultados revelam que este é um mercado pouco concorrido.
     
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja de Roupas para Tamanhos Maiores.
      Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças:
      - Número pequeno de fornecedores;
      - Concorrência dos grandes magazines;
      - Resistência de pessoas com sobrepeso em comprar roupas em loja especializada;
      - Concorrência de costureiras que fazem roupas personalizadas para à medida do cliente.
     
      Oportunidades
      - Aumento da população obesa e com sobrepeso no Brasil;
      - Dificuldade das pessoas obesas e com sobrepeso encontrarem roupas com bom caimento e adequadas a cada estação.
      - Baixa concorrência.

Loja de roupas de tamanhos maiores
Estrutura
A área mínima necessária para uma Loja de Roupas para Tamanhos Maiores é de aproximadamente 60m² (pois o espaço para provadores têm que ser grande, os banheiros têm tamanho dobrado, as cadeiras têm tamanho dobrado. Tudo deve ser adaptado.) sendo necessários para o atendimento, um vendedor (a) e um responsável, que pode ser o proprietário.
      É possível usar o próprio espaço da loja como escritório. O balcão de atendimento pode ser projetado para funcionar como caixa, espaço para pacotes e escritório, desde que de maneira organizada e que não prejudique o atendimento.  A área da loja deve ser dividida entre salão, provadores, banheiro e copa ou um local para café/chá /suco e água. Vale ressaltar que em caso de se optar pela instalação da loja em centros comerciais ou shoppings não é necessário banheiro no interior da loja. A seguir segue sugestão de equipamentos para loja:
     
      Equipamentos :
         - Vitrine
         - Manequins
         - Araras
         - Balcão
         - Provadores
         - Espelhos
         - Assentos
         - Armários
         - Banquetas altas
         - Impressora Fiscal
         - Computador
         - Telefone/fax
         - Pufs
         - Balcão com gavetas para estoque
      Uma boa decoração favorece o produto e atrai o cliente, principalmente quando o assunto é moda. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável. Além da estética e da decoração, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, boa ventilação, as dimensões adequadas aos provadores e banheiro (se for necessário), prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.
      O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.
      Numa loja como esta, precisa-se analisar o custo beneficio de se designar um espaço para crianças, em função da realidade da clientela, pois  aumenta os custos de investimento e exige mais espaço.
      Também é importante prever comodidade e atendimento de qualidade para pessoas idosas.

Loja de roupas de tamanhos maiores
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das micro e pequenas empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma loja de 60 m², bastam um(a) funcionário(a) com as funções de vendedora e um responsável que pode ser o proprietário.
     
      As responsabilidades das pessoas que irão trabalhar na Loja de Roupas para Tamanhos Maiores podem ser divididas da seguinte forma:
     
      Pessoa responsável pela loja
      - Caixa
      - Atendimento ao cliente
      - Compras
      - Gestão do negócio
     
      Vendedor
      - Atendimento ao cliente
      - Reposição de mercadoria
      - Organização da loja
      - Manutenção da limpeza da loja
     
      É preciso ficar atento para a escolha do local, pois se a loja for em shopping é preciso prever mais um vendedor para atender nos dois turnos de funcionamento.
     
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se os futuros funcionários têm o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrarem capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias aos profissionais são:
     
      Vendedora
      - Conhecimento do ramo;
- Conhecimento técnico, pois além de atuar como vendedor ele é um consultor de modas;
      - Boa dicção;
      - Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
      - Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
     
      Responsável pela loja
      - Boa capacidade administrativa para gerir o empreendimento;
      - Conhecimento técnico;
- Boa capacidade para lidar com números e equipamentos relacionados ao pagamento;
      - Cortesia e educação para com clientes, fornecedores e funcionários;
      - Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
     
      A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
      O piso salarial dos empregados de uma Loja de Roupas para Tamanhos Maiores geralmente é regulado pelos Sindicatos dos Lojistas do Comércio ou Sindicato do Comércio Varejista. A partir do piso salarial estabelecido pelo sindicato, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
     Ao adotar uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
      - recrutamento e seleção;
      - treinamento de novos funcionários;
      - custos com demissões.
     
      É importante adotar uma política que valorize o aperfeiçoamento constante dos colaboradores e do próprio empreendedor, pois em praticamente todas as áreas surgem novidades a todo momento. É fundamental  estar atualizado para se alcançar melhores resultados da loja, seja por meio de capacitações, seja observando outros profissionais e melhorando a prática no dia-a-dia.
     
      Negócios como Lojas de Roupas Maiores precisam oferecer produtos de qualidade e adequados as tendências, e também focar na busca de excelência no atendimento a clientes.

Loja de roupas de tamanhos maiores
Equipamentos

      Para estruturar a loja serão necessários os seguintes equipamentos:
      Equipamentos para o Salão
     
      Exposição
     
         - Vitrine para exposição dos produtos;
         - Dois manequins
         - Quatro araras
         - Balcão para acessórios
     
      Estoque:
         - As peças para substituição podem ser guardadas num móvel com gavetas feito sob medida, localizado abaixo das araras; Esta opção otimiza o espaço e facilita a reposição.
        
      Provadores
     
      Serão necessários:
     
         - Três provadores, sendo um adaptado para pessoas com cadeira de rodas; e os outros dois deverão ser maiores que o tamanho padrão considerando o público-alvo.
         - Três espelhos
         - Três assentos
         - Ganchos para pendurar roupas
     
      Pagamento  embalagem e escritório
     
         - Balcão projetado para organizar documentos administrativos e comportar equipamentos necessários ao caixa;
         - Armários para embalagens
         - Duas banquetas altas
         - Balcão ou armário para suporte
         - Impressora Fiscal
         - Computador
         - Telefone/fax
      Tecnologia
      O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a loja está instalada. 

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas de tamanhos especiais - maiores - grandes
Investimentos
Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja de Roupas para Tamanhos, dentre elas:
     
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio; 
     
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
     
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
     
      Equipamentos: optar por equipamentos novos ou usados, equipamentos mais simples ou mais sofisticados.
     
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17). As instruções de como fazer um plano de negócios o SEBRAE oferece um curso gratuito na internet, para se inscrever é preciso acessar http://www.ead.sebrae.com.br/.
     
      Considerando uma Loja de Roupas para Tamanhos Maiores instalada numa área de 60m² com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 100.000,00 (cem mil reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
     
      - Reforma do local: R$ 22.000,00;
      - Aluguel: R$ 3.500,00;
      - Mobiliário: R$ 20.000,00;
      - Divulgação: R$ 5.000,00
      - Sacolas e embalagens: R$ 2.500,00
      - Telefone/fax, microcomputador e impressora: R$ 1.600,00
      - Estoque inicial: R$13.000,00
      - Taxas e Impostos: 2.400,00
      - Capital de giro: R$ 30.000,00
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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