Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de tintas

Loja de tintas
Apresentação do Negócio
Desde a Pré História até a Idade Média as tintas eram utilizadas apenas para fins estéticos. Foi na Idade Média que as tintas começaram também a serem usadas para proteger (impermeabilizar) as paredes das igrejas, prédios públicos e casa de pessoas importantes. Naquela época os artistas e artesãos eram responsáveis pela fabricação de tintas, entretanto, cada um tinha seu método próprio e secreto de fabricação, que não era repassado a outras pessoas. O processo de fabricação era artesanal. Produzia-se em pequena escala, o que fazia com que as tintas fossem um produto caro, acessível apenas a uma pequena parcela da população.
     
      No período da Revolução Industrial, quando fórmulas e misturas já eram mais popularizadas, surgiram equipamentos mecânicos que ajudavam na fabricação das tintas. Aqueles equipamentos ainda não substituíam o processo artesanal de preparo, apenas preparavam a base para fornecer aos pintores que faziam sua própria mistura. A verdadeira inovação aconteceu no final do século XIX com o desenvolvimento de equipamentos que moíam e misturavam todas as matérias primas necessárias ao preparo das tintas permitindo a produção em larga escala e consequentemente a ampla comercialização.
     
      Os avanços alcançados pela ciência nos períodos das duas grandes guerras permitiram o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para todos os segmentos da indústria, inclusive da indústria de tintas. Desde então, as inovações não pararam. De acordo com Fazenda (2005) um grande marco para indústria de tintas foi a criação de tintas com base em solução aquosa que permitiu a ampliação das formas de utilização, maior diversificação de produtos e aumento da complexidade no ramo de tintas.
     
      Os principais tipos de tintas oferecidos atualmente pelo comércio são as tintas imobiliárias ou arquitetônicas, tintas para repintura de automóveis e veículos automotores e tintas industriais. Para esta idéia de negócio será delimitado o comércio de tintas imobiliárias ou arquitetônicas, considerando que este é o principal produto da indústria de tintas no Brasil, representando 60% do faturamento de todo o setor, segundo Sato, jornalista da revista Info Money.
     
      Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira abrir uma Loja de Tintas, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo. 

Como Abrir - Montar uma Loja de tintas
Mercado
"O mercado de tintas imobiliárias é um mercado em franca expansão. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de tinta – ABRAFATI, o segmento de tintas imobiliárias registrou de 2003 à 2008 um crescimento de 30,5% em litros de tinta vendidos. De acordo com Dílson Ferreira presidente da ABRAFATI, o forte crescimento nas vendas de tintas imobiliárias foi ocasionado pela maior facilidade de acesso ao crédito pela população, oferta de maiores prazos de pagamento, diminuição das taxas de juros e ainda, o aumento de financiamentos habitacionais.
      Mesmo depois do início da crise econômica mundial, no final do ano de 2008, as perspectivas para o setor continuam otimistas. Já no início de 2009, o governo continua estimulando o setor da construção civil e lançou o programa “Minha Casa, Minha Vida”, de estímulo à construção civil, que promete injetar R$60 bilhões na economia ainda este ano.
      Embora as perspectivas macroeconômicas para este ramo de negócio sejam animadoras, recomenda-se que o empreendedor antes de investir em uma loja de tintas faça uma análise mais aprofundada do mercado da sua região para reconhecer as reais ameaças e oportunidades com as quais poderá se deparar.
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma loja de tintas.
      Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças:
      - Aumento do desemprego no país e seu impacto nas vendas no varejo;
      - Concorrência dos Home Centers.
      - Vulnerabilidade da indústria de tintas que está sujeita às oscilações do mercado externo devido à dependência de matéria prima importada, impactando no preço do produto;
     
      Oportunidades
      - Investimento do governo no setor de construção civil.
      - Expansão do crédito para pessoa física.
      - Existência de fabricantes nacionais com padrões de fabricação comparados às indústrias internacionais;
      - Criação de produtos ecologicamente corretos;

Como Abrir - Montar uma Loja de tintas
Estrutura
A área mínima necessária para uma Loja de Tintas é de aproximadamente 80m², sendo necessários, para o atendimento, três funcionários e um responsável pela loja. A área da loja deve ser dividida entre show room, depósito e escritório. A seguir segue sugestão de equipamentos para cada ambiente da loja:
     
      Equipamentos para o Show Room
     
      - Prateleiras para exposição do produto;
      - Mesas e cadeiras para atendimento personalizado ao cliente;
      - Balcões para entrega dos produtos e que também podem funcionar como vitrines.
      - Móvel para o caixa
      - Palets expositores
     
      Equipamentos para Escritório
     
      - Mesa;
      - Cadeiras;
      - Arquivo para pastas suspensa;
      - Computador;
      - Impressora;
      - Telefone/Fax
     
      Equipamentos para Depósito
     
      - Prateleiras
     
      A estrutura de uma Loja de Tintas pode ser simples, porém deve ser bem planejada para:
     
      - Oferecer mobilidade aos funcionários e clientes,
      - Oferecer facilidade de acesso às pessoas com de necessidades especiais,
      - Proporcionar espaço adequado para exposição das mercadorias,
      - Evitar poluição visual,
      - Oferecer conforto e beleza,
      - Proporcionar boa iluminação,
      - Proporcionar boa ventilação.
     
      Pode existir também um espaço exclusivo para o cliente que ofereça café, água e biscoitos.
     
      Numa loja como esta, precisa-se analisar o custo beneficio de se designar um espaço para crianças, em função da realidade da clientela, pois  aumenta os custos de investimento e exige mais espaço.
     
      Também é importante prever comodidade e atendimento de qualidade para pessoas idosas.

Loja de tintas
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma loja com show room de 40 m² (além da área de escritório e depósito) bastam três funcionários com as funções de vendedor, caixa e motorista e um responsável, que pode ser o proprietário. Porém, se o empreendedor optar por terceirizar o serviço de entrega não será necessário manter no quadro de pessoal o motorista.
     
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se os futuros funcionários têm o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrarem capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias aos três profissionais são:
     
      Vendedor
      - Conhecimento do ramo;
      - Conhecimento técnico, pois além de atuar como vendedor ele é um consultor de produtos;
      - Boa dicção;
      - Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
      - Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
     
      Caixa
      - Conhecimento da função;
      - Idoneidade;
      - Raciocínio lógico desenvolvido;
      - Cortesia e educação para com os clientes e colegas.
     
      O responsável pela loja poderá assumir a função de vendedor ou de caixa.
     
      A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
     
      O piso salarial dos empregados de uma Loja de Tintas é regulado pelos Sindicatos ligados às lojas de material de construção, como por exemplo, o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Material de Construção do Distrito Federal - SINDMAC. A partir do piso salarial, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
     Ao adotar uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
      - recrutamento e seleção;
      - treinamento de novos funcionários;
      - custos com demissões.
      É importante adotar uma política que valorize o aperfeiçoamento constante dos colaboradores e do próprio empreendedor, pois em praticamente todas as áreas surgem novidades a todo momento. É fundamental estar atualizado para alcançar melhores resultados coma a loja, seja por meio de capacitações, seja observando outros profissionais e melhorando a prática no dia-a-dia.
     
      Negócios como Lojas de Tintas precisam oferecer produtos de qualidade e adequados às tendências, bem como também focar na busca de excelência no atendimento a clientes.

Loja de tintas
Equipamentos
Equipamentos
        Para montar a loja de tintas o empreendedor poderá verificar a possibilidade de adquirir os primeiros móveis do show room e escritório de “segunda mão”. Esta é uma alternativa para aliviar os custos de quem está começando.
        Existem Lojas de Tintas que oferecem o serviço de entrega em domicílio. Este serviço pode ser terceirizado, entretanto se o empreendedor não optar por terceirizar, precisará adquirir um veículo utilitário para realização de entregas. Bancos e financiadoras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento de veículo para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de aquisição de um veículo “zero” ou semi-novo.
Tecnologia
Máquina Tintométrica – Eliminou a necessidade de uma Loja de Tintas ter em estoque várias cores e tonalidades de tintas. É um equipamento de alta tecnologia usado para reproduzir colorações. A máquina tintométrica reproduz mais de 2.000 tonalidades de cores. É uma máquina que exige pouquíssima manutenção e tem durabilidade de mais de 10 anos.
Fornecedores:
Fluid Management Serviços e Vendas Ltda.
Rodovia Municipal dos Andradas, 1662 Prédio 8
Jd. Lorena Valinhos - SP
CEP 13277-650
Telefone: (51)3476.4400
Fax: (51) 476.4400
Email: aalves@idexcorp.com
Mast Tintométricos
Rua Itaporanga 340
Bairro Paraíso
Santo André - SP - 09190-640
Telefone: 11 2147-1199
Fax 11 2147-1168
mastinfo@mastcom.com.
Inkmaker
Av Iraí, 393 cj 25 Indianópolis
Sao Paulo - SP
Tel: (11)5044-7430
Espectrofotômetro - Aparelho lê e mostra qualquer tonalidade de cor e reproduz exatamente a cor desejada. Mede uma grande variedade de amostras, como papel, plástico, tecido, superfícies pintadas e muitas outras. Não são todas as lojas de tintas que possuem esta máquina, o empreendedor antes de adquirir deve avaliar seu público alvo para verificar as possibilidades de demanda para este tipo atendimento.
È importante o empreendedor pesquisar sobre o custo benefício desta máquina e o tempo de obsolescência.
Alguns fornecedores:
Colorz Representacoes LTDA.
Rua Primitiva Vianco, 244 10º Andar-Sala 1011
CEP 06016-000
Osasco-SP
Telefone: (11).3654.2015 - (11).3654.2316
MAST Comercial e Importadora Ltda
Rua Itaporanga, 340. Bairro Paraíso
Santo André - SP
CEP: 09190-640
(11) 2147-1199
X-Rite
Distribuidor oficial no Brasil
Coralis
Rua do Orfanato, nº 760, cj 82 - Vila Prudente
São Paulo - SP
CEP 03131-010
Telefone: (11) 2915-0544
      O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região em que a loja está instalada. 

Como Abrir - Montar uma Loja de tintas
Investimentos
Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja de Tintas, dentre elas:
     
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio; 
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
      Equipamentos: optar por equipamentos novos ou usados, equipamentos mais simples ou mais sofisticados.
     
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (Dolabela, 1999, p. 127).
      Considerando uma Loja de Tintas instalada numa área de 80m² com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado aproximadamente em R$ 70.000,00 (setenta mil reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
     
      Reforma do local: R$ 5.000,00
      Aluguel: R$ 2.500,00
      Prateleiras e balcões: R$ 8.000,00
      Mesas para Atendimento ao Cliente: 1.200,00
      Móveis e materiais de escritório: R$ 1.500,00
      Telefone/fax, microcomputador e impressora: R$ 1.600,00
      Estoque inicial: R$36.200,00
      Capital de giro: R$ 14.000,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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