Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de sanduíches naturais

Loja de sanduíches naturais
Apresentação do Negócio
O Brasil, a partir da estabilidade econômica, conseguidas por intermédio das políticas assertivas adotadas desde o ano de 1994, com a implantação do Plano Real, a indústria alimentícia tem apresentado crescimento bastante expressivo.
Atualmente uma parcela maior da população brasileira tem condições de variarem suas opções alimentares, podendo ter um alimento mais saudável em suas refeições, principalmente quando há a opção de substituir a alimentação tradicional por, outras alternativas.
Aliado a estabilidade da economia nacional, uma grande parcela da sociedade tem apresentado expressiva preocupação com seus hábitos alimentares, o que se apresenta como uma grande oportunidade para as empresas relacionadas a alimentação natural. Assim o empreendedor do segmento de sanduíches naturais poderá conseguir transformar essa opção alimentar em um sucesso para seu empreendimento.
As entidades de saúde e outros organismos de pesquisas têm apresentado em conjunto com as revistas e outras publicações especializadas, estudos contínuos sobre os diversos tipos de alimentos, bem como indicando novas opções alimentares, o que tem denotado uma maior atenção dos consumidores em procurarem outras formas alimentares mais saudáveis, fato que tem se ampliado e a área de sanduíches naturais tem aproveitado esse novo nicho de mercado.
Mas toda essa busca por alimentos mais saudáveis, por parte de boa parcela da sociedade, e que propiciam uma melhora em seu padrão alimentar, estético e manutenção de sua saúde via os alimentos naturais, não significa que os consumidores tenham deixado de exigir uma refeição, seja tradicional ou sanduíche natural, que não seja saborosa, colorida, diversificada e com agregação de sabores regionais ou até mesmo exóticos. Tudo isto em um ambiente agradável e com ótimo atendimento.
Diante disto a vida moderna e o desenvolvimento acelerado da urbanização também tem colaborado substancialmente com a mudança dos hábitos alimentares do brasileiro. Sendo assim o empreendedor de uma loja de sanduíches naturais tem que aproveitar essa nova realidade social e ancorar-se perante a esse público, passando a ser o seu produto, uma opção alimentar para quem irá substituir sua refeição tradicional por uma refeição rápida, nutritiva e saudável.
Uma loja de sanduiches naturais deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de sanduíches naturais
Mercado
O segmento de refeições fora do lar, do qual participam os bares, restaurantes, lanchonetes, confeitarias, padarias e outras, está em crescente fase de expansão. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, durante a última edição da Fispal Food Service, realizada em 2009, atualmente os brasileiros destinam em refeições fora do lar 25% do total que é gasto em alimentação.
Ainda segundo a ABRASEL, há uma perspectiva bastante ampla para expansão desse mercado, em especial ao considerar que o ingresso de pessoas no mercado formal de profissões. Com isto mais pessoas estando empregados, maior será o número de pessoas que estarão se alimentando fora de seus lares.
Analisando esse cenário, segundo as pesquisas apresentadas pelos setores especializados do mercado alimentício, em especial a ABRASEL, poder-se-á esperar que o mercado de food service tende a crescer em números bastante expressivo.
Mas ressalta-se que é uma tendência e não uma afirmação segura de que irá efetivamente ocorrer.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA, o segmento de refeições fora do lar como canal de distribuição, apresenta velocidade de crescimento de 50% maior que as taxas de crescimento do varejo alimentício tradicional - supermercados e auto-serviço - em razão da necessidade que as pessoas possuem de fazer nas médias e grandes cidades, pelo menos uma refeição fora do lar ao dia.
O crescimento do mercado de food service apresentou números na ordem de 2,4% do PIB – Produto Interno Bruto no Brasil, e ainda emprega cerca de 5,2 milhões de pessoas, sendo, portanto, um mercado em franca expansão.
Ressalta-se ainda que o mercado de alimentação saudável, em especial os produtos orgânicos apresentou um crescimento na ordem de 870% na última década, sendo o consumo de produtos diet e light os de maior peso.
O mercado para sanduíches naturais cresce de acordo com os novos padrões de consumo da chamada “geração saúde”. A época de maior venda de sanduíches naturais é o verão, pois é a estação do ano com altas temperaturas e maior preocupação das pessoas com a forma física. As viagens de férias também aumentam a freqüência de refeições fora de casa, estimulando a venda de sanduíches.
É um mercado mais expressivo nas classes sociais A e B, pois essas classes contam com maior acesso à informação sobre saúde e propriedade dos alimentos, sendo assim, é um público mais exigente em relação a questões de higiene, validade dos produtos, qualidade dos ingredientes e atendimento.
 
Loja de sanduíches naturais
Estrutura
A estrutura de uma loja de sanduíches naturais dependerá da expectativa que o empreendedor tenha em relação ao seu negócio, por isso variará bastante de um estabelecimento para outro, contudo ressalta-se que alguns pontos são extremamente necessários, principalmente no que tange o atendimento ao público consumidor, ou seja, em forma de “lanchonete”, pois neste caso existem várias exigências:
a) É necessário que exista uma área restrita e independente para recebimento e estocagem de mercadorias e produtos in natura. As prateleiras devem ter espaço médio de no mínimo 25 cm entre as tábuas;
b) A linha de produção e manipulação de alimentos tem que ser totalmente independente das outras áreas, podendo ter acesso a esta área apenas as pessoas envolvidas na manipulação dos alimentos e devidamente paramentadas;
c) O estabelecimento deverá contar com sanitários separados por sexo;
d) Requer-se lavatórios com torneiras de acionamento sem o contato direto com as mãos, podendo ser por sensor elétrico ou outra que não requeira o uso direto das mãos, para higienização dos funcionários envolvidos na preparação e manipulação dos alimentos;
e) O estabelecimento tem que ter vestiário para que os funcionários possam trocar suas vestimentas usuais pelo uniforme da empresa, principalmente os envolvidos com a preparação e manipulação dos alimentos, separados por sexo.
Para a instalação dos espaços acima, o ideal é que se inicie com uma área mínima de 100 m². Ressalta-se que o empresário deverá dotar os espaços com layout interativo e agradável, pois a ambientação será um elemento de diferencial de seu empreendimento.
Salienta-se que a presença do empreendedor nesse segmento empresarial é fundamental, pois dará credibilidade a esse novo negócio.
 
Loja de sanduíches naturais
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma loja de sanduíches naturais de pequeno porte pode-se começar com dois atendentes, um manipulador de alimentos e um auxiliar.
Tendo, para a base indicada acima, as seguintes atividades:
• Atendente: atenderá aos clientes servindo bebidas prontas, sanduíches, dentre outros, enfim atendimento aos pedidos;
• Manipulador de alimentos: será o responsável pelo preparo dos ingredientes e também dos sanduíches. Deve ser extremamente higiênico, cuidadoso e interessado em novas receitas. De acordo com as normas da ANVISA se for mulher devera usar cabelos presos, cobertos com redes ou toucas, e retirar brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio e maquiagem e se for homem devem evitar bigodes, barba e costeleta. O uniforme deve ser usado somente na área de preparo dos alimentos, com troca diária.
• Auxiliar de Manipulação de alimentos: ocupa uma função subordinada ao manipulador e irá lavar frutas e verduras, preparar sucos e descascar, cortar e acondicionar os alimentos.
• Nutricionista: uma loja de sanduíches naturais deverá contar com os serviços de um profissional formado em Nutrição, o qual poderá ser terceirizado.
O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender as expectativas, gostos e desejos dos clientes;
• Atendimento qualificado para fidelizar a clientela;
• Desenvolvimento do conhecimento da atividade;
• Cuidados especiais na manipulação dos alimentos;
• Ter informação concisa e segura sobre o valor calórico e nutritivo dos alimentos, visando dar informações aos consumidores.

Loja de sanduíches naturais
Equipamentos
Os equipamentos básicos o início da loja de sanduíches naturais seguem listados abaixo.
Área de Atendimento
a. Balcão refrigerado com vidros, para a armazenagem e exposição dos frios;
b. Balcões com vidros;
c. Freezer vertical;
d. Mesas de apoio para alimentação pelos clientes;
e. Prateleiras e gôndolas para a exposição dos produtos complementares da área de alimentos naturais.
Área de Produção
a. Bandejas e espátulas;
b. Batedeiras;
c. Câmaras de fermentação;
d. Câmaras frias;
e. Cilindro elétrico industrial;
f. Exaustores;
g. Extrator de sucos;
h. Fatiadores;
i. Fogões industriais;
j. Formas para assar;
k. Fornos;
l. Freezer;
m. Geladeiras
n. Liquidificador industrial;
o. Prataria, louças, copos, taças e talheres;
p. Seladora.
Área Administrativa
a. Arquivos;
b. Cadeiras;
c. Fax;
d. Impressora a laser;
e. Impressora fiscal (ECF);
f. Máquina de calcular;
g. Mesas de escritório;
h. Microcomputador;
i. Telefone.
Em relação a tecnologia o nível de emprego dessa ferramenta é baixo, pois a manipulação das matérias-primas e a transformação em produtos acabados se dá de forma bastante manualizada.
Mas isto não implica em dizer que o empreendedor possa deixar de buscar máquinas e equipamentos que simplifiquem e automatize sua linha produção, resguardando a garantia de qualidade e sabor de seus produtos.

Como Abrir - Montar uma Loja de sanduíches naturais
Investimentos
O investimento em média para montar uma loja de sanduíches de porte médio deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área de Atendimento
a. Balcão refrigerado com vidros, para a armazenagem e exposição dos frios – 02 = R$ 2.200,00;
b. Freezer vertical – 02 = R$ 1.750,00;
c. Mesas de apoio para alimentação dos clientes – 04 conjuntos = R$ 1.500,00;
d. Prateleiras e gôndolas para a exposição dos produtos complementares da área de alimentos naturais – 03 = R$ 1.200,00.
Valor total de itens para atendimento - R$ 6.650,00.
Área de Produção
a. Bandejas e espátulas – diversas = R$ 3.500,00;
b. Batedeiras – 02 = R$ 2.000,00;
c. Câmaras de fermentação – 02 = R$ 3.000,00;
d. Câmaras frias – 01 = R$ 3.500,00;
e. Exaustores – 04 = R$ 1.200,00;
f. Extrator de sucos – 02 = R$ 1.600,00;
g. Fatiadores – 02 = R$ 2.800,00;
h. Fogões industriais – 02 = R$ 3.600,00;
i. Formas para assar – diversas – R$ 1.500,00;
j. Fornos – 02 = R$ 7.000,00;
k. Freezer horizontal – 02 = R$ 1.200,00;
l. Geladeiras – 03 = R$ 1.800,00;
m. Liquidificador industrial – 04 = R$ 3.200,00;
n. Prataria, louças, copos, taças e talheres – diversos = R$ 5.000,00;
o. Seladora– 03 = R$ 900,00.
Valor total de itens para produção - R$ 41.800,00.
Área Administrativa
a. Arquivos – 02 = R$ 900,00;
b. Cadeiras – 06 = R$ 800,00;
c. Fax – 01 = R$ 450,00;
d. Impressora a laser – 01 = R$ 600,00;
e. Impressora fiscal (ECF) – 01 = R$ 1.200,00;
f. Máquina de calcular – 02 = R$ 300,00;
g. Mesas de escritório – 02 = R$ 500,00;
h. Microcomputador – 02 = R$ 2.600,00;
i. Telefone – 2 = R$ 100,00.
Valor total de itens para área administrativa - R$ 7.450,00.
TOTAL DE INVESTIMENTOS - R$ 55.900,00.
Será necessária também a aquisição de estoque inicial de matéria-prima, as quais serão utilizadas no processo produtivo dos itens a serem comercializados na loja de sanduíches naturais. Para esse tipo de aquisição não está computado nos custos acima, pois irá depender das opções de itens que serão produzidos aliados a sua composição, que deverá ser formatado pelo proprietário juntamente com o profissional de Nutrição, quando da montagem da linha de produção e cardápio.

ADEQUAÇÃO DO IMÓVEL
Para este segmento empresarial o espaço para funcionamento da loja de sanduíches naturais poderá ser em salas comerciais ou uma casa, desde que possibilite a disponibilização do mobiliário e equipamentos, bem como instalação das áreas requeridas para esse tipo de empreendimento com organização arquitetônica e de forma que traduza harmonia e elegância entre ambientes.
Assim o ideal é que o espaço definido para instalar a loja de sanduíches naturais possibilite a instalação de paredes, para montagem dos espaços independentes para o desenvolvimento das atividades desse tipo de empresa, resguardando a questão de manter a acústica adequada, bem como atender o que determina a ANVISA. Essa medida visa adaptar os ambientes da empresa com um layout moderno, que denote um visual compatível com esse tipo de empresa. A reforma deverá girar em torno de R$ 15.000,00 a R$ 30.000,00. Nesse custo de reforma já está previsto as instalações elétricas, rede de computadores, hidráulicas e área administrativa.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: