Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja especializada em colocar insulfilm

Loja especializada em colocar insulfilm
Apresentação do Negócio
Principalmente nos países tropicais, onde o  de clima é quente  e luminosidade forte, a preocupação com o ambiente é um fator primordial à boa saúde e bem estar, que leva as pessoas a buscarem alternativas. Um ambiente confortável está relacionado às questões de temperatura, intensidade de luz, privacidade, segurança e estética, sejam em residência, local de trabalho e até mesmo no carro. O uso de película em vidros é uma alternativa que ajuda a manter várias dessas características desejáveis.
Vidros com insulfilm trazem benefícios aos usuários, pois está relacionado à proteção da saúde e economia de energia. Atualmente, até mesmo carros populares são comercializados com ar condicionado, e o uso de insulfilm ajuda a manter a temperatura e consequentemente minimizar a energia gasta para mantê-la. Quanto à saúde, as películas de qualidade bloqueiam raios solares nocivos à pele e à visão. Dependendo do produto, chegam a reduzir até 95% dos raios ultravioleta e 75% de calor.
Foi na da década de 80 que surgiu a prática do uso de película escurecedora em veículos, caracterizado como acessório de luxo e beleza. No fim dos anos 80, houve a expansão para o ramo de construção civil e o aumento indiscriminado em vidros de carros.
Passou-se a comercializar no setor automotivo películas totalmente espelhadas ou com porcentagem máxima de escurecimento, impedindo a visibilidade interna e externa. Tais características são indesejáveis tanto ao trânsito quanto a segurança e fiscalização policial. Por isto em 1990 o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN proibiu o uso de películas automobilísticas. Aquela medida foi muito negativa para o ramo, desestruturando a indústria e a comercialização do produto.
Reconhecendo as expectativas dos usuários de insulfilm em carros, os benefícios do uso, a necessidade de normatizar esse mercado, a legalização de películas automobilísticas em outros países nos quais o uso de insulfilm mais escuros é permitido nos vidros laterais e traseiros, em 1998 o CONTRAN publicou uma resolução liberando o uso com transparência limitada e exigências a serem obedecidas.
O fator mais polêmico do uso do produto é quanto à transparência da película. Como exigência, a lei define um percentual de transparência a ser obedecido e comprovado mediante selo timbrado na película aplicada. Porém ainda há grande rejeição às normas e por isso muitos profissionais utilizam películas fora do padrão de transparência, mas que possibilitam timbrar selo com a porcentagem exigida pela lei. Estes produtos são caracterizados como irregulares no mercado. A Associação Nacional das Empresas de Películas Protetoras - ANEPP divulga que: “Dos 13 milhões de carros que possuem película protetora instalada, apenas 10% estão dentro da lei”.
Devido ao histórico e às tendências relatadas, não é incomum encontrar no mercado de aplicação de insulfilm serviços de baixa qualidade, pela grande quantidade de mercadoria falsificada, (não oferecem proteção aos raios solares e durabilidade). Em contrapartida, várias indústrias oferecem produtos cada vez mais modernos, que garantem qualidade em atender as exigências normativas e as demandas atuais do publico.
Quanto ao ramo direcionado a construção civil, não há problemas legais como este, porém a preocupação com a durabilidade e a qualidade do produto é a mesma. Sua aplicação tende a valorizar projetos com diferentes tendências arquitetônicas. Os benefícios mais destacados neste ramo é a privacidade, segurança, estética e decoração. Possibilitam a substituição de cortinas, toldos e persianas, a conservação interna dos móveis e o controle de temperatura.
Para os empreendedores que cogitam a possibilidade de ter uma loja especializada em colocar insulfilm, deve priorizar a qualidade do produto. As indústrias especializadas na produção fabricam produtos para os dois ramos de atividade (automotivo e arquitetônico). Cada um com suas características, especificidades e diferenças. O empreendedor, portanto, pode escolher focalizar sua idéia de negócio por setor ou associar os dois serviços
Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira abrir um Hotel de uma Estrela, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.

Loja especializada em colocar insulfilm
Mercado
A FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores argumenta que, com uma frota de 24 milhões de veículos e forte participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país (em torno de 11%), o mercado automobilístico gera grandes oportunidades de negócio para empresas especializadas na aplicação de insulfilm em veículos.
A Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro, a ABIVIDRO, considera a utilização de vidro arquitetônico “uma tendência na arquitetura moderna”. Ressalta que o consumo de vidros e a construção civil cresceram juntos em nosso país nos últimos anos. Argumento este importante para a indústria de insulfilm que se mostra investidora em tecnologia com o objetivo de acompanhar as tendências.
Atualmente com as facilidades oferecidas pela vida moderna, cada vez mais se enfrentam problemas de crescimento do índice de marginalidade e violência. A falta de segurança dos centros urbanos promove a indústria da segurança pessoal. Contudo, estudos mostram que o uso de películas ajuda na diminuição da incidência de assaltos e furtos. Para isto, nas lojas especializadas em aplicar insulfilm pode se  encontrar materiais cada vez mais resistentes. Já existem películas blindadas resistentes a forte impacto.
Alguns fabricantes de insufilm  afirmam que o mercado desta atividade é carente de oportunidade de negócio sustentadas por marcas confiáveis. Garante ser um ramo promissor, pois cada vez mais se observa a expansão nas duas atividades envolvidas.
Atualmente pode-se dizer que, para quase todos os segmentos o mercado é concorrido, porém sempre é possível buscar diferenciais, minimizar ameaças e potencializar oportunidades buscando a consolidação de um novo empreendimento.
É essencial que o empresário fique atento aos fatores externos para identificar ameaças e desenvolver atividades que possam diminuí-las ou convertê-las em oportunidades.
Como ameaças às lojas especializadas em aplicação de insulfilm, podem-se citar:
> crises econômicas – que podem afetar todos os setores da economia, em especial o mercado automobilístico e de construção civil, que são ramos e atividades cliente das lojas de colocação de insulfilm;
>  Concorrência com produtos que não seguem as especificações de qualidade e segurança exigidos, que muitas vezes são vendidos quase o mesmo preço do material de qualidade. As lojas que vendem insulfims de baixa qualidade ludibriam o cliente e denigrem a imagem do produto.
> Falta de regras que atendam as necessidades dos consumidores, associado ao surgimento oportunidades para comercializar produtos falsificados e para a ação de profissionais desqualificados;
Como oportunidades às lojas especializadas em aplicação de insulfilm, podem-se citar:
> Especialização no serviço;
> Parceria com indústrias fabricantes de insulfilm de qualidade;
> Divulgação em relação à qualidade do produto como diferencial de serviço, para combater películas de má qualidade.
> Necessidade do mercado consumidor em comprar de  empresas especializadas, que garantiam que os produtos obedecem aos requisitos de qualidade, proteção e durabilidade desejadas.
> O uso de película como acessório que atenda às modernas preocupações de segurança, privacidade e saúde são cada vez mais solicitados no mercado. . 
     
Para identificar outras ameaças e oportunidades o empresário deve estar sempre atento. Deve manter-se informado por meio de cursos, freqüentando eventos do setor, associações e similares. Recomenda-se que tenha uma relação próxima com os clientes e mantenha atualizadas as informações sobre mercado consumidor, concorrente e fornecedor. Deve também, ressaltar na divulgação de seu negócio as diferenças e garantias de um serviço especializado. 

Loja especializada em colocar insulfilm
Estrutura
Não existem exigências especificas quanto a estrutura para a  instalação de uma loja especializada em colocar insulfilm. A estrutura dependerá dos recursos disponíveis pelo empresário
Para o segmento automotivo, de maneira geral, a estrutura básica deve contar com uma área mínima de 200 m². O espaço deve ser amplo o suficiente para manobrar e estacionar os veículos para serviço com segurança.
É importante priorizar boas instalações da estrutura interna da loja. Proporcionar ao cliente um ambiente confortável, organizado e limpo. Para isso é importante dar atenção aos seguintes pontos:
 - Boa iluminação e ventilação;
 - Organização da sinalização interna;
 - Locais específicos e organizados para a realização do serviço nos veículos 
 - Boa exposição da mercadoria, de forma que o cliente posa visualizar  os tipos de películas suas características, benefícios e diferenciais.
      - Espaço para o cliente ser recebido com conforto e segurança.
Já para atuar no ramo da construção civil, o espaço destinado à realização do serviço não tem a mesma necessidade, uma vez que os trabalhos serão realizados fora da estrutura da loja. Para o empreendedor que decida atuar nos dois ramos é possível manter a área antes indicada e associar os dois serviços.

Loja especializada em colocar insulfilm
Pessoal
Além da qualidade do produto, a um fator importante para o bom êxito do negócio é dispor de profissionais qualificados e bem treinados para a venda e a aplicação do material. Vários cursos são oferecidos pelos próprios fabricantes do produto. São cursos geralmente realizados durante dois dias, sendo no primeiro dia para teoria e o segundo para a prática. O profissional conhecerá cada produto e suas especificidades, conhecerá as Normas do CONTRAN , aprenderá a realização de cortes em películas e a técnica de aplicação. São também instruídos quanto aos critérios de limpeza e organização durante a execução.
O número de funcionários varia de acordo com a estrutura do empreendimento. Gerente, consultor de vendas, aplicador de película, caixa (que pode ser assistente do gerente) e auxiliar de serviços gerais são os cargos mais comuns  numa loja especializada na aplicação de insulfilm.
Para iniciar o negócio, é importante pelo menos dois profissionais capacitados  para aplicar película em vidros. Eles podem revezar os serviços de aplicação realizados na loja e fora do estabelecimento. Com o aumento da demanda o empresário necessitará de contratar mais profissionais para executar o serviço.
O consultor de vendas, por ser o profissional responsável pelo atendimento inicial do cliente e a negociação do serviço, deve ter desenvolvidas as habilidades para o atendimento de qualidade, estar bem treinado para identificar as necessidades e dificuldades do cliente, bem como esclarecer dúvidas e indicar produtos. Deve também ter interesse de buscar clientes e contatos para a divulgação do serviço.
     
É importante que os funcionários estejam capacitados adequadamente para suas funções.
     
Os aplicadores de insulfilm devem ter experiência na atividade e serem preparados para evitar desperdícios e acidentes. Estes operadores devem ser capacitados pelo SENAI, por escolas técnicas ou pelos próprios fornecedores de insufilm. 
A pessoa responsável pela área de vendas deve ter experiência em vendas, ou realizar capacitações que o ajudem a desenvolver melhor a função. O dono do empreendimento também precisa estar preparado para gerenciar a Loja especializada em colocar insulfilm. Caso seja observada a necessidade de capacitação, pode-se recorrer ao SEBRAE que possui diversas soluções educacionais voltadas para a realidade do empresário de micro e pequenas empresas.
     
Para a função de atendente também é preciso estar devidamente preparado, pois atender com qualidade é um diferencial importante para conquistar clientes.
O piso salarial é estabelecido pelo sindicato de vendedores e a partir daí, cada loja deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Para liderar pessoas, é essencial investir em ações estimuladoras para  trabalho. A implantação de um processo mesmo que simplificado de avaliação de resultados pode ser uma maneira de envolver o funcionário no comprometimento com o trabalho. Tais ações ajudam a evitar a rotatividade de pessoas e incentiva a retenção dos empregados. Essa iniciativa garantirá vários benefícios ao empreendedor, pois contará com um profissional que já conhece a instituição, evitará treinamentos com novos funcionários, além de contribuir para a satisfação de seus colaboradores.


Como Abrir - Montar uma Loja especializada em colocar insulfilm
Equipamentos
O serviço de aplicação de insulfilm é simples e não necessita de equipamentos sofisticados. Cada profissional deverá ter seus próprios equipamentos que são fáceis para utilizar e também fáceis de encontrar no mercado. Esses materiais diferenciarão no preço de acordo com a qualidade e durabilidade do equipamento. São eles:
> Pulverizadores manuais de pressão 01 Lt;
> Sopradores térmicos;
> Réguas e esquadros para cortes;
> Raspador de plástico ou metal para carros;
> Raspador com cabo para vidros arquitetônicos;
> Espátulas rígidas;
> Espátulas flexíveis;
> Canetas corretiva;
> Guias para cortes;
> Estiletes;
> Borrachões;(Material usado na aplicação de película em vidro para fixar o filme no vidro.
> Rodos de limpeza de vidros.
Além dos equipamentos específicos do serviço, a loja deve possuir também microcomputadores, impressora, impressora fiscal para emissão de Notas Fiscais; telefone, fax, móveis e utensílios para atividades administrativas (grampeador, calculadora, etc), ar condicionado (a depender as características climáticas de cada região) sistema de segurança interna, veículo para execução de serviços fora do estabelecimento.
É necessário instalar software para gestão do empreendimento. O gerenciamento do cadastramento de clientes, a organização do serviço e a gestão financeira são exemplos do que pode ser feito com essa ferramenta organizacional. Esse sistema oferece muitos, outros benefícios complementares de acordo com a necessidade do empreendedor.

Como Abrir - Montar uma Loja especializada em colocar insulfilm
Investimentos
O investimento a ser aplicado em um negócio dependerá de vários aspectos, por exemplo, imóvel, localização e tamanho, instalações e padrão de acabamento da loja, tipos de equipamentos, tipo de mercadoria (diferente tipos e marcas de películas disponíveis no mercado), recursos disponíveis pelo empreendedor.
      Todas as decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999). Para quem deseja instruções de como fazer um plano de negócios, o SEBRAE oferece um curso gratuito na internet, para se inscrever pode-se acessar http://www.ead.sebrae.com.br/.
Por exemplo, o panorama de uma empresa franqueada, compõe os seguintes investimentos.
 - Oferece padronização do estabelecimento;
 - Varia entre 04 e 20 profissionais;
 - Não está incluso a aquisição do ponto comercial no investimento inicial divulgado;
 - Taxa de franquia: R$ 50.000,00 a R$ 100.000,00;
 - Montagem padrão da empresa: R$ 70.000,00 a R$ 220.000,00;
 - Para reforma, se necessário: R$ 10.000,00 a R$ 60.000,00;
 - Instalações: dependendo do tamanho da loja, varia de R$ 30.000,00 a R$ 45.000,00;
 - Estoque Inicial: R$ 10,000.00.
 - Royalties: 5% sobre o faturamento as compras.
 - Fundo de propaganda: 6% sobre as compras.
 - Prazo do contrato: 5 anos iniciais;
 - Faturamento e retorno do investimento:
  R$ 180,00 à R$ 4.500,00 preço  para aplicação em carros;
  R$ 50,00 e R$ 350,00 o m² em vidros arquitetônicos
  R$ 250 mil por mês de faturamento com margem líquida de 20%
  Estima-se retorno do investimento entre 18 e 36 meses.
Já o panorama de uma empresa que aplica  o produto de apenas um determinado fabricante, apresenta os seguintes custos:
- Aquisição de equipamentos para o serviço: R$ 1.500,00
- Despesas com infra-estrutura (aluguel, água, luz, telefone, internet, etc): R$ 3.000,00
- Instalações (layout, expositores, balcões,etc): R$ 3.000,00
- Despesas com abertura da loja e procedimentos legais: R$ 1.500,00
- Aquisição de matéria prima: R$ 10.000,00
- Aquisição de equipamentos e materiais para escritório: R$ 4.000,00
- Contratação e pagamento de funcionários: R$ 3.500,00
- Divulgação: R$ 500,00
Total: R$ 27.000,00
- Faturamento:
 R$ 70,00 à R$ 600,00 preço para aplicação em carros;
 R$ 45,00 à 150,00 o m² em vidros arquitetônicos
R$20 mil por mês de faturamento com margem líquida de 20%
      Para que o empresário tenha uma noção dos custos, foram apresentados dois diferentes investimentos. É possível ter custos mais elevados ou menos elevados, dependendo da disponibilidade financeira e também da idealização do projeto. É necessário que o empresário realize um plano de negócio que fornecerá as informações concretas sobre a estruturação e planejamento da loja especializada na aplicação de insulfilm. O SEBRAE dispõe de profissionais que poderão auxiliar o empresário na elaboração deste projeto.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: