Apresentação do Negócio
As Mercearias surgiram para abastecer as comunidades de produtos de primeira necessidade, como por exemplo, arroz, feijão, farinha e outros. Além de suprir as necessidades básicas elas também, durante muito tempo, serviram como ponto de encontro de vizinhos para um “bate papo”.
Esses estabelecimentos comerciais antecederam os supermercados e tinham como característica principal o atendimento personalizado, onde o dono tratava todos os clientes pelo nome e conhecia seus hábitos de consumo.
Muitas Mercearias não resistiram à evolução das relações de comércio, outras se adaptaram e incorporaram ao negócio novas tecnologias e buscaram manter com o cliente a mesma relação de fidelidade.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Mercearia. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.
Esses estabelecimentos comerciais antecederam os supermercados e tinham como característica principal o atendimento personalizado, onde o dono tratava todos os clientes pelo nome e conhecia seus hábitos de consumo.
Muitas Mercearias não resistiram à evolução das relações de comércio, outras se adaptaram e incorporaram ao negócio novas tecnologias e buscaram manter com o cliente a mesma relação de fidelidade.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Mercearia. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.
Mercado
O número de Mercearias vem diminuindo desde a década de 1970, segundo a Associação Mineira de Supermercados - AMIS. A redução se deve principalmente ao surgimento dos mercados com sistema de auto atendimento e posteriormente à evolução destes, os supermercados. Entretanto, embora existam poucas Mercearias, elas ainda sobrevivem principalmente em bairros de periferia e em cidades do interior.
Especialistas em empreendedorismo consideram que o risco do negócio é médio, se for instalado longe das grandes redes de supermercado.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, gostos pessoais, cultura e expectativas que as pessoas têm em relação a uma Mercearia.
Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das Mercearias existentes; observar as características dos potenciais clientes e decidir ou não pela instalação em um determinado bairro ou região.
O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito alto.
Oportunidades:
- Especializar-se em produtos que não são vendidos nos supermercados, como por exemplo, produtos caseiros;
- Abastecimento de condomínios afastados nas grandes cidades;
- Abastecimento de áreas não supridas por redes de supermercados.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão surgir.
Ameaça:
- Concorrência dos Super e Hipermercados.
Especialistas em empreendedorismo consideram que o risco do negócio é médio, se for instalado longe das grandes redes de supermercado.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, gostos pessoais, cultura e expectativas que as pessoas têm em relação a uma Mercearia.
Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das Mercearias existentes; observar as características dos potenciais clientes e decidir ou não pela instalação em um determinado bairro ou região.
O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito alto.
Oportunidades:
- Especializar-se em produtos que não são vendidos nos supermercados, como por exemplo, produtos caseiros;
- Abastecimento de condomínios afastados nas grandes cidades;
- Abastecimento de áreas não supridas por redes de supermercados.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão surgir.
Ameaça:
- Concorrência dos Super e Hipermercados.
Estrutura
De acordo com empreendedores do ramo é possível estruturar uma Mercearia em 30m². Esta área permite trabalhar com uma média de 600 itens concentrando-se naqueles que tem mais demanda local.
A exposição da maioria dos produtos pode ser feita em balcões e prateleiras. O espaço deve ser organizado de forma que a disposição de balcões e equipamentos como geladeiras, por exemplo, permita livre circulação de clientes, inclusive deficientes físicos.
Além do espaço destinado às vendas é importante dispor de um pequeno depósito, em local bem arejado, para estocar mercadorias que devem estar disponíveis para a reposição.
Locais que vendem alimentos devem dar especial atenção à higiene, para evitar focos de contaminação. Por isso é recomendável que se utilize cores claras e materiais laváveis para facilitar a manutenção de um ambiente adequado.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços precisam estar visíveis para os clientes, porém é preciso tomar cuidado com a poluição visual.
Além do espaço destinado às vendas a estrutura deverá contemplar um banheiro e local para organização de um escritório destinado à realização de atividades administrativas.
Sugestão de equipamentos para cada área da Mercearia:
Espaço destinado às vendas
- Balança;
- Balcões expositores;
- Balcão para o caixa;
- Expositor refrigerado, para itens que necessitem de resfriamento.
- Cestas de compras;
- Computador ou máquina registradora eletrônica. Já existem modelos de máquina registradoras que emitem cupom fiscal;
- Bicicleta e/ou carrinho de compras para entrega de mercadorias em pequenas distâncias, se for o caso.
Depósito
- Prateleiras.
Escritório
- Mesa;
- Cadeiras;
- Armário;
- Computador;
- Telefone;
- Impressora.
Como Abrir - Montar uma Mercearia
De acordo com empreendedores do ramo é possível começar com apenas duas pessoas, desde que os dois profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:
Balconista:
- Capacidade de estabelecer empatia com os clientes;
- Simpático;
- Atencioso;
- Interessado;
- Educado;
- Habilidade para orientar os clientes;
- Paciente;
- Idôneo.
Gerente:
- Capacidade para lidar com imprevistos;
- Reconhecer e definir problemas,
- Atuar preventivamente;
- Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Ter conhecimento de gestão empresarial;
- Habilidade de relacionamentos;
- Habilidade para negociar;
- Pró-atividade;
- Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
- Disciplina.
As habilidades acima foram destacadas considerando-se a importância do atendimento para a manutenção e captação de clientes para uma Mercearia. O público-alvo deste tipo de estabelecimento busca um atendimento personalizado.
O financiamento de cursos voltados para o desenvolvimento de pessoas pode não ser muito acessível para quem está iniciando um empreendimento. Para evitar custos com capacitação, convém o empresário fazer uma seleção criteriosa de pessoas para sua equipe. Na seleção os candidatos devem comprovar conhecimento e habilidade para executar suas funções.
O piso salarial dos empregados de uma Mercearia é regulado pelo Sindicato do Comércio Varejista e a partir daí, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, para diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens, tais como a criação de vínculo entre funcionários e clientes, diminuição de custos com recrutamento e seleção e demissões e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos funcionários.
A exposição da maioria dos produtos pode ser feita em balcões e prateleiras. O espaço deve ser organizado de forma que a disposição de balcões e equipamentos como geladeiras, por exemplo, permita livre circulação de clientes, inclusive deficientes físicos.
Além do espaço destinado às vendas é importante dispor de um pequeno depósito, em local bem arejado, para estocar mercadorias que devem estar disponíveis para a reposição.
Locais que vendem alimentos devem dar especial atenção à higiene, para evitar focos de contaminação. Por isso é recomendável que se utilize cores claras e materiais laváveis para facilitar a manutenção de um ambiente adequado.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços precisam estar visíveis para os clientes, porém é preciso tomar cuidado com a poluição visual.
Além do espaço destinado às vendas a estrutura deverá contemplar um banheiro e local para organização de um escritório destinado à realização de atividades administrativas.
Sugestão de equipamentos para cada área da Mercearia:
Espaço destinado às vendas
- Balança;
- Balcões expositores;
- Balcão para o caixa;
- Expositor refrigerado, para itens que necessitem de resfriamento.
- Cestas de compras;
- Computador ou máquina registradora eletrônica. Já existem modelos de máquina registradoras que emitem cupom fiscal;
- Bicicleta e/ou carrinho de compras para entrega de mercadorias em pequenas distâncias, se for o caso.
Depósito
- Prateleiras.
Escritório
- Mesa;
- Cadeiras;
- Armário;
- Computador;
- Telefone;
- Impressora.
Como Abrir - Montar uma Mercearia
Pessoal
Uma Mercearia precisa de profissionais que exerçam as funções de gerente e balconista.De acordo com empreendedores do ramo é possível começar com apenas duas pessoas, desde que os dois profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:
Balconista:
- Capacidade de estabelecer empatia com os clientes;
- Simpático;
- Atencioso;
- Interessado;
- Educado;
- Habilidade para orientar os clientes;
- Paciente;
- Idôneo.
Gerente:
- Capacidade para lidar com imprevistos;
- Reconhecer e definir problemas,
- Atuar preventivamente;
- Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Ter conhecimento de gestão empresarial;
- Habilidade de relacionamentos;
- Habilidade para negociar;
- Pró-atividade;
- Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
- Disciplina.
As habilidades acima foram destacadas considerando-se a importância do atendimento para a manutenção e captação de clientes para uma Mercearia. O público-alvo deste tipo de estabelecimento busca um atendimento personalizado.
O financiamento de cursos voltados para o desenvolvimento de pessoas pode não ser muito acessível para quem está iniciando um empreendimento. Para evitar custos com capacitação, convém o empresário fazer uma seleção criteriosa de pessoas para sua equipe. Na seleção os candidatos devem comprovar conhecimento e habilidade para executar suas funções.
O piso salarial dos empregados de uma Mercearia é regulado pelo Sindicato do Comércio Varejista e a partir daí, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, para diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens, tais como a criação de vínculo entre funcionários e clientes, diminuição de custos com recrutamento e seleção e demissões e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos funcionários.
Mercearia
Espaço destinado às vendas
- Uma balança;
- Dois balcões expositores;
- Um balcão para o caixa;
- Um expositor refrigerado, para itens que necessitem de resfriamento.
- Oito a dez cestas de compras;
- Um computador ou máquina registradora eletrônica. Já existem modelos de máquina registradoras que emitem cupom fiscal;
- Uma bicicleta e/ou carrinho de compras para entrega de mercadorias em pequenas distâncias, se for o caso.
Depósito
- Duas prateleiras.
Escritório
- Uma mesa;
- Duas cadeiras;
- Um armário;
- Um computador;
- Um telefone;
- Uma impressora.
No mercado existe uma vasta quantidade de ofertas dos equipamentos necessários, que permite ao empreendedor pesquisar e negociar para obter o melhor preço. Além da possibilidade de comprar em lojas especializadas, o empreendedor pode contar com a oferta de produtos usados e em bom estado em anúncios de jornal e internet.
Se bem cuidados e mantidos com as devidas manutenções, o tempo de durabilidade dos equipamentos deste negócio é longo. Não existe necessidade de troca constante. Contudo, as balanças exigem atenção especial, pois precisam ser constantemente verificadas e eventualmente sofrem fiscalização do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Equipamentos
A Mercearia é um negócio que não exige muitos equipamentos. Os principais equipamentos utilizados para operacionalizar seu funcionamento de são:Espaço destinado às vendas
- Uma balança;
- Dois balcões expositores;
- Um balcão para o caixa;
- Um expositor refrigerado, para itens que necessitem de resfriamento.
- Oito a dez cestas de compras;
- Um computador ou máquina registradora eletrônica. Já existem modelos de máquina registradoras que emitem cupom fiscal;
- Uma bicicleta e/ou carrinho de compras para entrega de mercadorias em pequenas distâncias, se for o caso.
Depósito
- Duas prateleiras.
Escritório
- Uma mesa;
- Duas cadeiras;
- Um armário;
- Um computador;
- Um telefone;
- Uma impressora.
No mercado existe uma vasta quantidade de ofertas dos equipamentos necessários, que permite ao empreendedor pesquisar e negociar para obter o melhor preço. Além da possibilidade de comprar em lojas especializadas, o empreendedor pode contar com a oferta de produtos usados e em bom estado em anúncios de jornal e internet.
Se bem cuidados e mantidos com as devidas manutenções, o tempo de durabilidade dos equipamentos deste negócio é longo. Não existe necessidade de troca constante. Contudo, as balanças exigem atenção especial, pois precisam ser constantemente verificadas e eventualmente sofrem fiscalização do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Como Abrir - Montar uma Mercearia
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio; como por exemplo:-Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado.
-Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio.
- Avaliar o custo benefício de comprar equipamentos usados.
Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do Plano de Negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
Considerando uma Mercearia instalada numa área de 30m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 38.500,00 (trinta e oito mil e quinhentos reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
- Reforma do local: R$5.000,00;
- Equipamentos e Máquinas: R$ 10.000,00;
- Mercadoria inicial: R$ 20.000,00
- Capital de giro: R$ 3.500,00
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
2 comentários:
Bacana, gostei muito, vou procurar o SEBRAE para mais informações.
Muito bom. Vou procurar saber mais com o SEBRAE.
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