Como Abrir um Negócio

quinta-feira, setembro 08, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Representação comercial

Representação comercial
Apresentação do Negócio
Representação comercial é um negócio que está relacionado à intermediação, facilitando o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e o cliente.
O representante comercial atua no processo de distribuição dos mais diversos segmentos de negócios, sempre com o objetivo de oferecer produtos de forma qualificada e eficiente.

As principais funções do representante comercial são: visitar clientes e potenciais clientes, informar sobre produtos e fornecedores, fazer demonstrações de novos produtos e gerar interesse, sondar necessidades e expectativas, oferecer soluções através dos produtos representados, fechar vendas e preencher pedidos para enviar à empresa representada, enviar relatórios sobre as negociações em andamento, pesquisar informações sobre clientes potenciais, avaliar e mensurar a satisfação do cliente enviando feedback à empresa representada e efetuar cobrança de valores quando solicitado.

De acordo com reportagem publicada no site: http://www.mundosebrae.com.br/2010/03/representacao-comercial-definicao-e-cuidados-legais/, esta atividade é regulamentada pela Lei n.º 4.886/65, alterada pela Lei n.º 8.420/92, que além de definir o que é representação comercial, traz ainda algumas obrigações a serem observadas pelos representantes comerciais e pelas empresas que se utilizem dos seus serviços.
Definição de representação comercial:
De acordo com essa legislação, a representação comercial é uma modalidade de intermediação de negócios mercantis, ou seja, os representantes comerciais têm a função de facilitar os negócios envolvendo a venda de produtos ou mercadorias de seus clientes, chamados de empresas representadas. Esta intermediação envolve de um lado as empresas representadas, indústrias e/ou empresas dedicadas ao comércio atacadistas, e de outro lado seus clientes, outras empresas atacadistas ou varejistas. Dessa forma cabe ao representante comercial fazer a ponte entre a empresa representada e seus, de modo a aumentar o número de negócios entre elas.
Vale lembra também que a intermediação de negócios envolvendo prestação de serviços não é considera pela lei como representação comercial, ou seja, ela se limita apenas à intermediação de negócios mercantis.
Algumas obrigações legais:
A legislação que regulamenta a atividade dos representantes comerciais estabelece uma série de obrigações, tanto para o representante como para as empresas representadas, dentre as quais destacamos:
1) – não deve haver subordinação entre o representante comercial e a empresa representada, devendo o representante comercial possuir autonomia para o exercício de suas atividades. A existência de subordinação ou poder de mando da empresa representada sobre o representante comercial pode criar entre eles vínculo empregatício, transformando o representante comercial em empregado da empresa representada, com todos direitos e garantias estabelecidos pela legislação trabalhista em vigor;
2) – as atividades de representação comercial podem ser prestadas tanto por pessoas físicas (autônomos) como por pessoas jurídicas (empresa), sendo obrigatório seu registro junto ao Conselho Regional de Representação comercial do estado onde elas exerçam suas atividades;
3) – deverá existir contrato escrito de representação comercial entre o representante comercial e suas empresas representadas;
4) – um ponto importante à ser destacado, que muitas vezes é desconhecido pelas empresas em geral, é que o representante comercial tem direito à indenização especial no caso do rompimento do contrato por parte da empresa representada sem justa causa. Esta indenização não poderá ser inferior a 1/12 (um doze avos) do valor total de comissões recebidas pelo representante comercial durante o tempo em que ele exerceu sua representação.
 
Como Abrir - Montar uma Empresa de Representação comercial
Mercado
Com o fortalecimento dos setores comerciais de atacado e de distribuição decorrente do crescimento econômico brasileiro nos últimos anos, bem como das constantes variações na economia mundial, o exercício das atividades profissionais de representação comercial tornou-se imprescindível para o desenvolvimento sustentável destas atividades econômicas.
Para se ter uma idéia da importância econômica da atividade comercial brasileira, sob a ótica da participação no Produto Interno Bruto-PIB, o comércio é a terceira atividade, atrás apenas da indústria de transformação e da administração pública em termos de valor adicionado bruto à produção.
 
A PAC (Pesquisa Anual do Comércio realizada pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009 revela que o número de empresas comerciais estabelecidas no Brasil, subiu 4,6% de 2008 para 2009, passando de 1,402 milhão de empresas formais para 1,466 milhão. Essas empresas tinham 1,57 milhão de unidades locais com receita de revenda, que podem ser chamadas de filiais, e geraram receita operacional líquida no valor de R$ 1,6 trilhão.
 
Ainda de acordo com a PAC 2009, o comércio varejista, representado por 1,2 milhão de empresas formais, seguiu liderando em termos de emprego, com 6,459 milhões de pessoas ocupadas, de um universo de 8,8 milhões. O comércio atacadista liderou também em receita operacional líquida (R$ 677,8 bilhões), o que equivaleu a 43% da receita comercial total.
Nesse contexto o Representante Comercial tem um excelente futuro, pois, o mercado de representações está aquecido e é imenso, onde as empresas estão cada vez mais desejando trabalhar com representantes que recebem por produtividade, isto é, pelo quanto produz para a empresa (geralmente o Representante também recebe uma ajuda de custo mensal, que muda de empresa para empresa).
 
O mercado do representante comercial é bastante amplo, abrangendo todos os segmentos da indústria e do comércio. Por essa razão é necessário estabelecer um foco de atuação, realizando parcerias com empresas cuja marca seja de grande aceitação e que possua produtos
inovadores e de qualidade.
Há hoje no Brasil cerca de 500 mil empresas de representação comercial formais, em sua maioria microempresas, e cerca de um milhão de representantes comerciais informais.
Com a expansão das comunicações e da forma de acesso, as empresas procuram ampliar seu raio geográfico de vendas, buscando estabelecer canais de distribuição para os seus produtos nas mais diversas regiões do país. Nesse sentido o representante comercial é um instrumento eficiente para penetração em mercados mais distanciados dos grandes centros.
A utilização de novos canais de vendas como o comercio eletrônico,
são fatores que devem ser considerados como concorrentes de grande potencial, entretanto, o uso intenso da tecnologia permite reduzir distâncias e ampliar o relacionamento pessoal com o cliente,
A experiência na utilização de canais como a internet, que proporcionam um acesso inimaginável ao cliente, mesmo em regiões
de difícil acesso, ampliou a percepção da força da venda pessoal como impulsionadora da fidelização do cliente, através da construção do relacionamento pessoal. Nesse aspecto, existem exemplos como o da Avon, com o seu exército de “consultoras” visitando constantemente e oferecendo produtos adequados às necessidades percebidas pelo cliente.
 
Representação comercial
Estrutura
A estrutura de uma representação comercial dependerá das características do trabalho a ser realizado, considerando os produtos, as exigências das empresas representadas, a região de atuação, o perfil dos clientes e outros fatores considerados relevantes. Para um negócio de pequeno porte, um pequeno escritório, que pode estar localizado na própria residência do empreendedor é suficiente. Aspectos de vital importância para o sucesso do negócio estão relacionados aos meios de comunicação. Um representante comercial deve contar com todo o aparato necessário para receber e enviar comunicações a qualquer tempo e de qualquer lugar.
Um representante comercial deve considerar a possibilidade de se comunicar com os seus clientes através de todos os meios de comunicação disponíveis, desde os mais sofisticados até os mais arcaicos. Tudo vai depender das características dos produtos que representa e do perfil dos clientes com os quais realiza negócios.
 
Como em qualquer outro empreendimento, os departamentos deverão ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador. Quanto ao imóvel escolhido para instalação da empresa, ele deve oferecer a infraestrutura necessária para a instalação do negócio e, ainda, propiciar o seu crescimento. Dentre os aspectos de infra-estrutura que devem ser observados citamos a disponibilidade de internet banda larga, água, gás, eletricidade, rede de esgoto, vias de transportes e de comunicação etc. Cuidado com imóveis situados em locais sem ventilação, úmidos, sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.
 
Como Abrir - Montar uma Empresa de Representação comercial
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um empreendimento de representação comercial de pequeno porte, o empreendedor poderá iniciar suas atividades contratando um profissional para o escritório (gerente/assistente), respondendo pelas atividades de recebimento e expedição de comunicações, atendimento às empresas representadas e aos clientes.
O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior atenção do empresário.
Esse tipo de negócio é construído em cima da reputação pessoal do representante comercial. A fidelização de clientes está diretamente relacionada com a credibilidade, confiança, ética, respeito e a capacidade de apresentar soluções para o sucesso do cliente. É muito
importante estar sempre muito bem atualizado e sintonizado com as tendências futuras. O sucesso do representante, via de regra, depende do sucesso dos seus clientes. Para isso é necessário estar atualizado participando de cursos, seminários e congressos, além de conhecer profundamente os produtos, as empresas representadas e o mercado onde atua.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.
Dentre as principais atribuições de cada profissional podemos elencar:
Gerente: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio,do processo produtivo e do mercado. Deve conhecer em profundidade o perfil dos clientes para definir o que comprar e quanto pagar.Pode ser o proprietário.
 
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser:
  • Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
  • Entender as necessidades dos clientes;
  • Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
  • Conhecer as tendências do mercado;
  • Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
  • Transmitir confiabilidade e carisma;
  • Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
  • Zelar pelo bom atendimento após a compra.
 
 
Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deverá estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de controle da qualidade do produto final, vendas e estoque, bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.
 
Representação comercial
Equipamentos
Para iniciar uma representação comercial, são necessários, pelo menos, os recursos abaixo:
- adaptação de sala comercial – 3.000,00
- microcomputador completo (1) – R$ 1.300,00;
- notebook (1) – R$ 1.500,00;
- impressora (1) – R$ 300,00;
- telefone (1) – R$ 50,00;
- fax (1) – R$ 450,00
- mesas (1) – R$ 250,00
- cadeiras (3) – R$ 360,00
- balcões, armários, prateleiras – R$ 2.800,00
- veiculo para visita aos clientes 1 – R$ 35.000,00  


Representação comercial
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte.
 
Para uma atividade de representação comercial de pequeno porte empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 65.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 7.000,00;
-adaptação de uma sala comercial – 3.000,00;
- veículo para visita aos clientes – R$ 35.000,00;
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.000,00;
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 17.000,00.
 
Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais tipos de produtos serão comercializados pelo respresentante e qual o seu porte. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu Estado).
Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

sábado, setembro 03, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Rede de proteção para janelas

Rede de proteção para janelas
Apresentação do Negócio
O negócio de redes de proteção para janelas está relacionado à segurança e proteção da família.

As redes de proteção substituem as grades de ferro ou alumínio, quando a exigência é de proteção contra eventuais quedas de animais domésticos e pessoas, especialmente crianças.

A utilização de redes de proteção caracteriza-se como ótima opção, uma vez que proporcionam segurança sem quebrar a harmonia arquitetônica da casa ou do apartamento, podendo ser removida a qualquer hora.

As redes são produzidas através de processos de alta tecnologia, confeccionadas em polietileno de alta densidade, contendo aditivos antioxidantes. Recebem tratamentos com impermeabilizantes e proteção contra raios ultra violeta, o que permite ao produto uma excelente durabilidade, mesmo que exposto à situações climáticas adversas.

As redes de proteção são fabricadas com fios de nylon multifilamentado e se apresentam em diversas cores, tamanhos de malhas e espessura de fios.

O mesmo tipo de rede pode ser utilizado para diversas aplicações, tais como:
- Telas de nylon para cobertura e cercamento de piscinas, playgrounds e quadras poli-esportivas, ou para impedir a entrada de animais domésticos em determinados locais;
- Telas de nylon para fachada e sombreamento destinados para prédios em construção e sombreamento para orquidários, jardins e hortas;
- Redes coloridas para decoração e divisões, utilizadas em diversos ambientes como mezaninos e escadas;
- Proteção contra animais, evitando a entrada e saída de pássaros, gatos, cachorros, em lugares como caixas de ar-condicionado e outros;
- Piscinas de bolinhas para diversão de crianças;

Segundo empresas especializadas, de 40% a 50% dos serviços de instalação de redes são realizadas para evitar acidentes com bichos de estimação, especialmente cães e gatos. A veterinária Fabiana Pereira da clinica Golden Dog, confirma a necessidade e diz que todo apartamento onde há gatos precisa ter redes, afinal eles gostam de andar nos parapeitos da janela e atraídos por folhas ou pássaros, podem pular.

As empresas atuam nesse segmento na venda, instalação e manutenção de redes de proteção para janelas, varandas, piscinas, áreas externas ou áreas de separação interna.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo. 
 
Rede de proteção para janelas
Mercado
O mercado de redes de proteção tem uma relação muito próxima do mercado imobiliário. Com o lançamento de novos empreendimentos imobiliários o mercado de redes de proteção também é ampliado. A realização de vários programas habitacionais do governo tem sido instrumento fundamental para o aquecimento do mercado imobiliário nos últimos meses. Os indicadores do setor de construção civil indicam até o momento que o setor vai crescer de 2,5% a 3,5% em 2009, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Isso significa que este mercado está em expansão e que existem boas possibilidades para o mercado de redes de proteção.  

Como Abrir - Montar uma Empresa de Rede de proteção para janelas
Estrutura
A estrutura de uma loja de redes de proteção é bastante simples, composta basicamente por um show room para exposição dos diversos itens colocados à venda, balcão para atendimento dos pedidos e caixa, área para acesso e circulação de clientes, local para acomodar o estoque, além de um pequeno escritório para administração. 

Rede de proteção para janelas
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento.

Para uma loja de rede de proteção de pequeno porte pode-se começar com um instalador, um ajudante e dois atendentes.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
- capacidade de percepção para entender as expectativas e necessidades dos clientes;
- desenvolvimento do conhecimento da atividade;
- habilidade em vendas e atendimento qualificado.


Os instaladores devem receber treinamento periodicamente, recebendo informações sobre resistência do material utilizado, características de cada tipo de rede, impacto na estrutura arquitetônica e normas de segurança no trabalho.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 
 
Rede de proteção para janelas
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- impressora 1 – R$ 350,00;
- telefone 2 – R$ 100,00;
- mesas 2 – R$ 500,00
- cadeiras 4 – R$ 480,00
- armário para o escritório 1 – R$ 500,00
Total mobiliário: R$ 3.530,00

Equipamentos:
- balcão de atendimento 1 – R$ 2.000,00
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 300,00
- furadeiras de alto impacto 2 – R$ 1.600,00
- ferramentas diversas – R$ 300,00
- expositores para demonstração dos produtos – R$ 1.200,00
- veículo usado para entrega e instalação 1 – R$ 20.000,00
Total dos equipamentos: R$ 25.400,00  

Como Abrir - Montar uma Empresa de Rede de proteção para janelas
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma loja de redes de proteção o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 49.930,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- mobiliário para a área administrativa – R$ 3.530,00;
- construção e reforma de instalações – R$ 10.000,00
- equipamentos – R$ 25.400,00
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.000,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 8.000,00. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

quinta-feira, setembro 01, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados

Reforma de estofados
Apresentação do Negócio
Reforma de estofado é um negócio que se relaciona ao reaproveitamento de móveis, favorecendo a reciclagem com criatividade e inovação. Numa época em que as pessoas se preocupam com o desperdício, o reaproveitamento dos móveis que iriam para o lixo tem um significado especial. Esse negócio possibilita a renovação de ambientes sem gastar muito, aproveitando móveis antigos, além de preservar a manutenção do estilo e satisfazer as pessoas que são apegadas às suas relíquias e de móveis que possuem um valor emocional.
A mudança das cores e do formato no ambiente de casa ou do escritório, a restauração de móveis antigos e a recuperação de sofás, pufes, cadeiras, etc., são serviços cada vez mais procurados e permitem identificar um mercado em expansão.
O presente negócio é de boa aceitação no mercado, pois constantemente as pessoas tendem a trocar os estofados de seus móveis para dar uma “cara” nova ou apenas redecorar um ambiente.
A reforma de estofados envolve diferentes matérias-primas e uma diversidade de produtos finais, e pode ser segmentada principalmente em função dos materiais com que os móveis são confeccionados (madeira, metal e outros), assim como de acordo com os usos a que são destinados (em especial, móveis para residência e para escritório).
Este tipo de empreendimento não precisa de qualificação técnica avançada, nem de licenciamento ambiental e é de baixo custo de estruturação, sendo o veículo o equipamento mais caro. Portanto, a reforma de estofados é uma boa oportunidade de negócios e se apresenta como de fácil acesso aos futuros empreendedores.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados
Mercado
O mercado de reforma de estofados continua firme, e em crescimento acelerado, especialmente em razão das tendências atuais para a redução do consumismo e da busca da simplicidade nos hábitos de vida. A indústria têxtil, uma das mais antigas do mundo, movimenta hoje algo em torno de US$ 50 bilhões anuais no Brasil, sendo 10% desse número representado pelos tecidos decorativos e de estofamentos. (ABIT, 2010)
As empresas periodicamente recuperam seu mobiliário, e formam um mercado bastante promissor. A especialização nesse segmento pode ser fator de grande sucesso, podendo ser de reforma de móveis de alto luxo ou para famílias de baixo poder aquisitivo.
Outro segmento de mercado que pode ser buscado é o de móveis antigos, que necessitam de mão-de-obra especializada. Esse segmento é considerado de alto valor agregado e é o que possui os clientes mais fiéis. 
Empresas do ramo de reforma, nesse segmento, não ficam sem serviço, desde que ofereçam qualidade na mão-de-obra, preço compatível com o mercado, bom atendimento ao cliente e rapidez na entrega.

Reforma de estofados
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de uma empresa de reforma de estofados, porém nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o tamanho estimado de sua produção e qual o foco de produto. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada, na quantidade de atendimentos a serem realizados.
Contudo, alguns aspectos sempre devem ser levados em consideração, tais como otimização dos espaços, área para ampliação futura, instalações higiênicas, sanitárias e de processamento de rejeitos.
A estrutura de uma empresa de reforma de estofados está relacionada ao perfil do cliente que será alvo do negócio e aos serviços que serão ofertados. Pense num espaço de cerca de 40m², com instalações elétricas e de comunicação, dividido em área de atendimento e local para as reformas, que deve ser amplo.
Na grande maioria, as empresas possuem estrutura simples, com apenas um pequeno escritório para receber os clientes, um espaço suficiente para executar os serviços e um local para depósito de madeiras, espuma e outros componentes utilizados nas reformas. Geralmente os pequenos empresários desse setor mantêm um estoque mínimo de produtos, para não comprometer o capital de giro.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.  

Reforma de estofados
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, vai depender diretamente da produção almejada pelo empreendedor. Mas, diferente de outros tipos de indústria, o perfil da mão-de-obra necessária para atuar em empresas de reforma de estofados não é especializada, senão para o caso de empresas que queiram atuar com recuperação de móveis antigos. Assim, faz-se necessário que o empreendedor invista na capacitação de seus funcionários ou que contrate pessoas já treinadas para tal.
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um empreendimento iniciante e de pequeno porte são necessários os seguintes profissionais:
• dois estofadores;
• uma recepcionista;
• uma pessoa para fazer os contatos comerciais, apanhar e entregar os móveis.
A qualidade do atendimento é um item que merece a maior atenção do empresário, levando-se em consideração que a fidelidade da clientela está intimamente relacionada à excelência do serviço prestado. Por isso, todos os detalhes são importantes no contato com o cliente, desde o uniforme dos estofadores até a qualidade da execução do serviço.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
É interessante que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos de segurança, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.
O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados
Equipamentos
Para um projeto básico, são necessários os seguintes móveis e equipamentos:
• um microcomputador completo;
• uma impressora;
• uma linha telefônica;
• móveis e utensílios de escritório;
• bancada para montagem dos sofás;
• máquina de costura semi-industrial;
• ferramentas: serras, serrotes, lixadeiras, furadeiras elétricas, martelos, grampeadores para madeira e etc;
• veículo utilitário para coleta e entrega dos estofados; 
No caso de uma empresa pequena, deve-se levar em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais simples. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de produção que pretende estruturar e qual será o tipo de processo para não gastar mais do que o necessário ou ficar com ociosidade em excesso.
Existe a necessidade de outros equipamentos não destinados à atividade produtiva, mas que devem estar presentes em qualquer das estruturas, pequenas ou médias, que são os ventiladores, ar condicionado, móveis e utensílios de escritório, dentre outros. Verifique a necessidade de acordo com o seu negócio.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar uma empresa de Recuperação de pára-choques

Recuperação de pára-choques
Apresentação do Negócio
As recuperadoras de pára-choques são estabelecimentos especializados na recuperação desse componente dos veículos automotores. A opção pela recuperação de pára-choques é um processo de economia financeira, já que a recuperação de um pára-choque danificado poderá representar uma redução de gasto na ordem de até 80%, em relação ao valor de uma peça nova.
Esse segmento apresentou um crescimento expressivo, em especial nos anos 1990, e continuam com bastante força no mercado atual. Principalmente ao considerarmos que praticamente todos os pára-choques instalados nos veículos automotores são de material plástico ou similar, por isso mesmo rotineiramente apresentam algum defeito, que podem ser ocasionados por trincamentos na pintura provocado por vários motivos, mas citam-se alguns: material de baixa qualidade, pequenas colisões, manutenção indevida, ressecamento provocado pelas intempéries, dentre outras.
Em normalmente em 95% das situações de problemas ocorridos com os pára-choques é possível fazer a recuperação, e o custo final de tais recuperações são muito menores do que o valor de uma peça nova, por isso mesmo tem havido procura contínua por tais serviços.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Como Abrir - Montar uma empresa de Recuperação de pára-choques
Mercado
A indústria automobilística nacional tem apresentado contínuo crescimento, com isto tem sido colocado no mercado brasileiro cerca de 2,5 milhões de veículos novos para rodar anualmente, ou seja, o brasileiro tem comprado veículos zero quilômetro em grande escala.
Com esse movimento comercial contínuo, o que representa um inchaço de veículos em circulação nas ruas de todas as cidades brasileiras a possibilidade de algum incidente com os pára-choques dos veículos é bastante expressiva, por isso mesmo o mercado de empresa de recuperação de pára-choques está em condições de receber novos empreendedores.
Assim optar por montar uma oficina dedicada ao conserto de pára-choques é um negócio que acompanha o crescimento do mercado de veículos. Mas o empreendedor deverá estar atento à concorrência, pois é alto o número de empresas desse segmento, e ainda tem atualmente um outro nível de concorrência, que são as franquias internacionais que tem entrado no mercado nacional.
Ressalta-se, no entanto, que o ingresso de franquias internacionais no mercado brasileiro, ao invés de serem encaradas como “concorrência”, poderá se transformar em mais uma opção de ingresso nesse mercado. Sendo, portanto, uma boa opção já ingressar no mercado com uma marca forte e com nível de prestação de serviços estruturado e testado em outros mercados.

Recuperação de pára-choques
Estrutura
O tamanho da estrutura varia de empresa para empresa, e segundo a expectativa do empreendedor, no entanto é necessário disponibilizar alguns espaços específicos, tais como:
1. Área destinada à instalação da recepção para atendimento dos clientes;
2. Espaço para instalação da área administrativa da empresa;
3. Área para estacionar os veículos que procurem à oficina de recuperação de pára-choques. Os veículos precisam ser adequadamente instalados para que o serviço possa ser prestado adequadamente;
4. No espaço indicado no item 03(três), poderá ser necessária também a guarda temporária de veículos de clientes, quando o serviço demanda um período maior do que o horário de funcionamento da recuperadora de pára-choques;
5. Deve-se definir espaço adequado para armazenar o material utilizado na prestação de serviços de recuperação de pára-choques, em especial as tintas e ferramentas;
6. Deverá ser providenciado um espaço, denominado de “cabine de pintura”, no qual será executado o trabalho de pinturas dos pára-choques recuperados. Esse espaço deve ser dotado de estrutura de estufa, pois não poderá incidir vento ou entrada de poeira, pois em contrário a pintura não sairá em alto nível.
Todos os espaços indicados acima devem ser bem estruturados, de preferência em forma de galpão, respeitando a facilidade de movimentação e manobras de veículos em seu interior.
Também é ideal que os ambientes da empresa sejam contíguos, facilitando o contato entre a parte administrativa e a oficina de recuperação de pára-choques. Mas atente que essa ligação deverá resguardar à parte administrativo-financeira total isolamento acústico das demais áreas da empresa, que por sua natureza emite ruídos expressivos.
A área física da empresa, como dito acima poderá variar segundo a expectativa e capacidade de atendimento da oficina de recuperação de pára-choques. Esse espaço deverá ser dotado de no mínimo 400 m² de área, atentando que o pátio para manobras e estacionamento dos veículos deverá ser bem espaçoso.

Recuperação de pára-choques
Pessoal
O quadro de pessoal variará de acordo com o tamanho do empreendimento e a capacidade produtiva da empresa. Podem-se iniciar as atividades operacionais com um número aproximado de 6 (seis) empregados:
• Uma pessoa na recepção e atendimento aos clientes;
• Uma pessoa para atuar na parte administrativo-financeira;
• Duas pessoas na parte técnica da oficina. Devem ser profissionais com profundo conhecimento em recuperação de materiais plásticos e suas variações, e forte atuação na parte de funilaria e pintura;
• Duas pessoas para serem auxiliares dos profissionais técnicos. Essas pessoas atuarão como apoio e suporte na realização dos serviços de recuperação de pára-choques, bem como serão os responsáveis por guardar as ferramentas ao final do uso de cada serviço realizado e ainda procederem continuamente à limpeza da oficina e empresa.
Caso o empresário entenda como importante, será interessante a contratação um gestor profissional para comandar a empresa, pois assim o empreendedor terá mais tempo para fazer a alta gestão de seu empreendimento tanto na parte de oficina, quanto na parte comercial e administrativo-financeira.

Recuperação de pára-choques
Equipamentos
Os equipamentos e mobiliário necessários para a montagem de uma empresa de recuperação de pára-choques, considerando uma empresa de porte médio, os equipamentos e mobiliários básicos são os seguintes:
Área operacional
a. Alicate de corte;
b. Alicate de pressão;
c. Aparelho de solda elétrica;
d. Bancada de madeira;
e. Cabine de pintura (estufa);
f. Compressor;
g. Esmeril;
h. Exaustor;
i. Furadeira;
j. Jogo de chave de fenda – diversas;
k. Jogo de chave estrela – diversas;
l. Jogo de chave fixa – diversas;
m. Jogo de chave Phillips – diversas;
n. Lixadeira;
o. Macaco hidráulico;
p. Maçarico;
q. Martelo de borracha;
r. Morsa;
s. Paquímetro;
t. Pistola de pintura;
u. Prensa hidráulica.
Mobiliário para escritório
a) Cadeira;
b) Fax;
c) Impressora;
d) Mesa;
e) Microcomputador;
f) Telefone.
A parte tecnológica é um item importante, havendo a possibilidade, o empreendedor deverá dotar sua recuperadora de pára-choques de todo o aparato tecnológico disponível no mercado, principalmente no que se refere ao controle de estoques de matéria-prima, gestão administrativo-financeira, gestão comercial, enfim a gestão geral do negócio.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software amigável, que possibilite a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de prestação de serviços, visando melhorar o resultado operacional da empresa.

Como Abrir - Montar uma empresa de Recuperação de pára-choques
Investimentos
O investimento para montar uma oficina de recuperação de pára-choques de porte médio deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área operacional
a. Alicate de corte – 4 = R$ 600,00;
b. Alicate de pressão – 4 = R$ 2.400,00;
c. Aparelho de solda elétrica – 2 = R$ 900,00;
d. Bancada de madeira – 1 = R$ 500,00;
e. Brocas variadas – diversas = R$ 300,00;
f. Cabine de pintura (estufa em alvenaria com vedação total) – 1 = R$ 40.000,00;
g. Compressor – 2 = R$ 1.000,00;
h. Esmeril de bancada – 2 = R$ 900,00;
i. Esmeril móvel – 4 = R$ 1.200,00;
j. Exaustor – 2 = R$ 1.000,00;
k. Furadeira profissional – 4 = R$ 900,00;
l. Jogo de chave de fenda – diversas – 3 conjuntos = R$ 2.000,00;
m. Jogo de chave estrela – diversas – 3 conjuntos = R$ 3.000,00;
n. Jogo de chave fixa – diversas – 3 conjuntos = R$ 3.000,00;
o. Jogo de chave Phillips – diversas – 3 conjuntos = R$ 2.000,00;
p. Lixadeira profissional – 4 = R$ 800,00;
q. Macaco hidráulico grande – 4 = R$ 2.400,00;
r. Macaco hidráulico portátil – 4 = R$ 1.000,00;
s. Maçarico completo – 4 = R$ 1.800,00;
t. Martelo de borracha (tamanhos variados) – R$ 600,00;
u. Morsa – 2 = R$ 300,00;
v. Paquímetro – 4 = R$ 300,00;
w. Pistola de pintura – 3 = R$ 900,00;
x. Prensa hidráulica – 4 = R$ 2.000,00.
Valor total dos itens da área operacional ..................... R$ 69.800,00.
Mobiliário para escritório
a. Arquivo – 1 = R$ 700,00;
b. Cadeira – 12 = R$ 1.440,00;
c. Fax – 1 = R$ 450,00;
d. Impressora laser – 1 = R$ 600,00;
e. Máquina calculadora – 2 = R$ 200,00;
f. Mesa - 4 = R$ 1.000,00;
g. Microcomputador – 3 = R$ 3.000,00;
h. Telefone – 4 = R$ 200,00.
Valor total do mobiliário ................................... R$ 7.590,00.
TOTAL DE EQUIPAMENTOS / MOBILIÁRIO = R$ 77.390,00.

ADEQUAÇÃO DO IMÓVEL
Para esse segmento empresarial o ideal é que o espaço para funcionamento da empresa de prestação de serviços de recuperação de pára-choques, seja concebido na forma de galpão, garantindo ao máximo a entrada de iluminação natural na área da oficina. Também a estrutura em forma de galpão possibilita destinar espaço adequado para estacionar os veículos dos clientes, nos quais esteja sendo prestado serviço. O local deverá contar com espaço fechado para a instalação da recepção e a área administrativo-financeira da empresa de recuperação de pára-choques.

O custo de adequação do imóvel será bastante variável, no entanto estima-se um desembolso na ordem de R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00. Nesse custo de reforma já está previsto as instalações elétricas, rede de computadores, hidráulicas e área administrativa.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar empresa de Reciclagem de lixo eletrônico

Reciclagem de lixo eletrônico
Apresentação do Negócio
Com o avanço da tecnologia houve um aumento considerável no consumo de equipamentos eletrônicos gerando um acumulo de lixo eletrônico. Diante deste cenário, surgiram as Empresas de Reciclagem de Lixo Eletrônico.
O lixo eletrônico é formado por aparelhos eletrônicos, como por exemplo, baterias recarregáveis, celulares, placas de circuito impresso, monitores, lâmpadas fluorescentes, baterias e outros..
As Empresas de Reciclagem de Lixo Eletrônico são responsáveis por triturar ou transformar equipamentos diversos, evitando que materiais tóxicos contaminem o meio ambiente. Os metais presentes na maioria desses equipamentos podem causar sérios danos à saúde das pessoas se descartados em aterros sanitários ou nas águas de rios e córregos.
Para atuar no segmento de Reciclagem de Lixo Eletrônico é preciso obter autorização de órgãos ligados ao meio ambiente, como o Ibama. Além disso, para alguns tipos de produtos eletrônicos, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes, são necessários equipamentos específicos que geralmente são importados e caros, o que leva muitos empresários a desenvolver suas próprias máquinas.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Reciclagem de Lixo Eletrônico com foco em reciclagem de celulares, placas de circuito impresso,e computadores, a escolha desses materiais é justificada pelo fato de alguns tipos de lixos eletrônicos exigirem equipamentos caros demandando alto investimento inicial.  Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar empresa de Reciclagem de lixo eletrônico
Mercado
O crescimento dos países emergentes gerou um aumento significativo do consumo doméstico proporcionado pelo fortalecimento da classe média e estabilidade econômica. Entretanto, o efeito colateral desse crescimento foi a geração sem precedente de lixo. 
Segundo o último relatório do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente - PNUMA sobre lixo eletrônico divulgado em fevereiro de 2010, o Brasil é o país emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descartar celulares, TVs e impressoras. 
Um dos problemas encontrados pelo PNUMA em sua pesquisa foi a dificuldade em obter dados consistentes sobre o assunto no Brasil. Foi necessário que o PNUMA realizasse uma estimativa para tentar mensurar a quantidade de lixo eletrônico produzido pelo Brasil.De acordo com a estimativa realizada, por ano o Brasil abandona 96,8 mil toneladas métricas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Contudo, se for analisado o consumo per capita, o Brasil assume a posição de liderança.
O Brasil também está na frente quando se trata de lixo proveniente de celulares, com 2,2 mil toneladas por ano e abaixo apenas da China. Entre as economias emergentes, o Brasil é ainda o terceiro maior responsável por lixo de aparelhos de TV, são produzidos 700 gramas por pessoa ao ano, mesma taxa da China.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
Oportunidades:Forte pressão mundial pela sustentabilidade;
Problemas de destinação do excesso de lixo gerado pela população.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou a ameaça abaixo listada como sendo a mais significativa:
Ameaças:A concorrência informal, que atua sem nenhuma preocupação ambiental ou de segurança do trabalho, chega a pagar o dobro outriplo do valor que as empresas formais podem oferecer pela tonelada de lixo.


Como Abrir - Montar empresa de Reciclagem de lixo eletrônico
Estrutura
A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 400m².
O espaço deve ser bem planejado para não atrapalhar o fluxo de atividades e ainda proporcionar boa iluminação e ventilação.
A estrutura deverá contemplar um escritório, banheiro coletivo, cozinha, copa, guarita para um vigia e centro de reciclagem.
A seguir sugestão de móveis e equipamentos para as principais partes da estrutura:
Sugestão de equipamentos para o escritório:
Mesa;
Cadeiras;
Computador;
Telefone/fax;
Impressora;
Armários;
Arquivo para documentos;
Sugestão de equipamentos para a copa:Armário;
Frigobar/geladeira;
Microondas;
Talheres, copos e etc.
Centro de Reciclagem
Moinho;
Triturador;
Prensa para metal (modelo jacaré);
Elevador de carga;
Balança;
Esteira 8 metros;

Reciclagem de lixo eletrônico
Pessoal
Uma Empresa de Reciclagem de Lixo Eletrônico precisa de profissionais que exerçam as funções de secretária, administrador, encarregado de produção, operador de máquina, auxiliar de produção, ajudante de carga e descarga, vendedor, vigia e motorista.
É possível terceirizar o serviço de segurança e motorista. O empreendedor deve avaliar a relação custo / benefício da terceirização. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. É possível começar com doze pessoas, desde que os profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:
AdministradorTer capacidade para lidar com imprevistos;
Reconhecer e definir problemas;
Atuar preventivamente;
Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
Ter conhecimento de gestão empresarial;
Possuir habilidade de relacionamentos;
Possuir habilidade para negociar;
Ser pró-ativo;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Possuir disciplina.
Encarregado de produçãoConhecer as normas específicas de prevenção de acidentes;
Agir preventivamente;
Conhecer e sabe utilizar as máquinas e instrumentos de marcenaria;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Ser disciplinado;
Possuir iniciativa e cooperação;
Ser capaz de trabalhar em equipe;
Ter capacidade de liderança;
Possuir foco em resultados.
Operador de máquina
Conhecer e saber utilizar as máquinas e instrumentos de reciclagem;
Respeitar as normas de segurança;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Ser disciplinado;
Possuir iniciativa e cooperação;
Ser capaz de trabalhar em equipe;
Possuir foco em resultados.
Auxiliar de produçãoRespeitar as normas de segurança;
Possuir capacidade de planejamento e organização;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Possuir iniciativa e cooperação;
Ter capacidade de trabalhar em equipe;
Possuir foco em resultados.
Motorista
Possuir atitude positiva em relação ao ato de dirigir automóvel;
Possuir atitude positiva em relação ao cumprimento da legislação de trânsito;
Possuir atitude positiva em relação à segurança no trânsito;
Possuir atitude fortemente positiva em relação ao automóvel;
Possuir forte altruísmo no trânsito;
Possuir conhecimento da legislação de trânsito;
Possuir conhecimento de direção defensiva;
Possuir grande habilidade na condução de automóveis;
Manter bom relacionamento interpessoal;
Manter asseio pessoal;
Demonstrar flexibilidade;
Zelar pelo bom estado das encomendas transportadas;
Possuir força física (para carregar e descarregar o caminhão)
Evidenciar ética profissional;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Ser disciplinado;
Possuir capacidade de planejamento e organização;
Possuir iniciativa e cooperação;
Ser capaz de trabalhar em equipe.
Ajudante de carga e descarga
Possuir capacidade de organização;
Possuir iniciativa e cooperação;
Ser capaz de trabalhar em equipe;
Possuir força física;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Respeitar as normas de segurança;
Ser disciplinado.
Vigia
Efetuar controle de portaria e recepção de visitantes, orientando-os de acordo com suas necessidades;
Manter a segurança de áreas de trabalho, orientando funcionários e eventuais visitantes quanto às normas de segurança interna, contribuindo para a manutenção da ordem e organização;
Prestar atendimento cordial e diferenciado, mantendo postura profissional;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Ser disciplinado.
Vendedor
Conhecer as características do produto;
Ter uma ampla rede de relacionamentos;
Ser simpático e empático;
Saber ouvir;
Possuir habilidade de negociação
Possuir capacidade de organização;
Ser disciplinado;
Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
Os funcionários responsáveis pela reciclagem deverão ser orientados quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. O controle sobre o uso desses equipamentos deve ser rígido, de forma a prevenir acidentes.
Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
recrutamento e seleção,
treinamento de novos funcionários,
custos com demissões. 
 
Reciclagem de lixo eletrônico
Equipamentos
Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:
Sugestão de equipamentos para o escritório:1 Mesa – R$ 300,00;
3 Cadeiras; - R$ 300,00;
1 Computador - R$ 1.500,00;;
1 Telefone/fax - R$ 400,00;
1 Impressora - R$ 400,00;
2 Armários - R$ 600,00;
1 Arquivo para documentos - R$ 400,00.
Sugestão de equipamentos para a copa:
1 Armário– R$ 500,00;
1 Frigobar/geladeira– R$ 600,00;
1 Microondas– R$ 300,00;
Talheres, copos e etc. – R$ 200,00
Centro de Reciclagem
1 Moinho – R$ 20.000,00
1 Triturador – R$ 60.000,00
1 Prensa para metal (modelo jacaré) – R$ 38.000,00
1 Elevador de carga - R$ 8.000,00
1 Balança – R$ 2.000,00
1 Esteira 8 metros – R$ 13.000,00
O mercado de usados pode ser interessante para o empreendedor que está começando. Porém alguns cuidados devem ser tomados ao comprar máquinas e equipamentos usados:

Dar preferência a equipamentos que estejam em uso (que não estejam encostados);
Pedir a um especialista para avaliar as condições do equipamento antes de comprá-lo;
Solicitar toda a documentação técnica da máquina, como os manuais de operação, instalação e manutenção;
Contratar um profissional especializado em montagem e desmontagem caso seja necessário realizar tal procedimento.
O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.
Fornecedores de Equipamentos:
Ability Prensas enfardadeiras e Equipamentos para Reciclagem
Tel: (19) 3405-3420 (19) 3012-0484 (19) 8847-0500
E-mail: ability.ind@terra.com.br
Site: www.ability.ind.br/contato
Fragmaq Indústria e comércio de Máquinas
Rua José Bonifácio, 1.925 – Serraria
Diadema – SP
Tel: (11) 4056-8057 / 4056-5426
Fax: (11) 4056-7890
E-mail: fragmaq@fragmaq.com.br

Como Abrir - Montar empresa de Reciclagem de lixo eletrônico
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:
Decidir se o imóvel será próprio ou alugado;
Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;
Expectativa de produção mensal;
Avaliar o custo benefício de comprar móveis e equipamentos usados.
Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
Para uma Empresa de Reciclagem de Lixo Eletrônico instalada em uma área de 400m² é necessário um investimento inicial estimado em R$ 237.820,00 (duzentos e trinta e sete mil e oitocentos e vinte reais) a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
Reforma do local: R$ 10.000,00
Móveis e utensílios: R$ 5.200,00
Equipamentos e Máquinas: R$ 141.000,00;
Caminhão: R$ 60.000,00
Capital de giro: R$ 21.620,55

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Rastreamento veicular por celular

Rastreamento veicular por celular
Apresentação do Negócio
 
As empresas estão maiores, e com frotas mais volumosas, necessitando de um apoio logístico tecnológico para o seu gerenciamento remoto.
Andar pelas grandes cidades está mais complexo, exigindo dos motoristas mais do que simplesmente olhar o seu guia de ruas.
O aumento do furto e roubo de veículos e cargas subiu assustadoramente nos grandes centros urbanos e nas principais estradas do país.
O crescente aumento do volume da frota de veículos no mundo, aliado a complexidade viária das grandes cidades e a violência urbana, criou a demanda por um serviço hoje mais acessível a todos os usuários: o rastreamento veicular.
O rastreamento veicular é um serviço que pode ser disponibilizado para qualquer porte de empresa (desde que ela tenha uma frota de carros, e não importa a quantidade) interessada em monitorar suas viaturas ou a entrega de suas mercadorias, ou para pessoas físicas que querem simplesmente poder localizar seu veículo em caso de furto ou roubo.
Este documento não substitui um plano de negócio.Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Rastreamento veicular por celular
Mercado
 
Podemos dividir o mercado de rastreamento veicular em dois grandes segmentos: o rastreamento de veículos pesados (grandes caminhões) e o de veículos médios e leves (pequenos caminhões, utilitários e carros de passeio em geral).
Vamos abordar somente o segundo grupo, visto que o primeiro geralmente tem seu trajeto as rodovias interestaduais, que em sua grande maioria não dispõe de boa cobertura do sinal de telefonia celular, inviabilizando a atuação neste segmento. Neste caso o ideal é a utilização de rastreamento veicular por satélite, apesar do custo mais elevado. Este tipo de rastreamento veicular não será abordado neste projeto.
Tendo em vista as expectativas para o crescimento da economia brasileira e considerando alguma melhoria da massa salarial no país, mas com o crédito ainda travado, as estimativas são de uma queda de 4,7% nas vendas no mercado interno de todos os produtos da cadeia automobilística, mas para o segmento de automóveis e comerciais leves, as expectativas são de uma queda na taxa de
crescimento em torno de 3,0%, após um respeitável aumento de 14,1% em 2008. Essa queda será menor do que poderia ser por conta dos resultados positivos da redução de IPI presente ao longo do primeiro semestre e da baixa base de comparação no quarto trimestre de 2008. Devemos ver recuperação efetiva desses setores apenas em 2010.
Levando em consideração que o Brasil possui atualmente uma frota de quase 60 milhões de veículos (DENATRAN 2009), e o atual volume de entrada de novos veículos, este tipo de negócio se torna atrativo pela alta demanda, pela rapidez de implantação e pelo investimento modesto.
Caso o empresário opte por aderir ao negócio, ele pode escolher um segmento ou atuar em mais de um, conforme explicado abaixo:
1. Segmento de localização, rastreio e bloqueio de veículos: ideal para atuação junto à pessoas físicas, pois sua função principal é bloquear e localizar um veículo que foi furtado ou roubado, ou em alguns casos realizar o rastreamento do percurso do carro durante uma rota. Como fator favorável, as empresas de seguro de veículos geralmente dão grandes descontos em valores de seguros para veículos dotados com dispositivos de rastreamento, desde que homologados pelo CESVI.
2. Monitoramento de frotas: ideal para atuação junto as pequenas e médias empresas, que possuem frotas de veículos, não importando a quantidade. Provê ferramentas importantes como cerca eletrônica, roteiro percorrido, tempo de parada, velocidade média, e outros dados importantes para aferir a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Necessita de uma estrutura de "back office" maior que a primeira opção, e o investimento em equipamentos é superior.
 
Como Abrir - Montar uma Empresa de Rastreamento veicular por celular
Estrutura
 
Dependendo dos serviços oferecidos, a estrutura pode passar de um simples servidor até uma equipe 24x7. Equipes 24x7 são equipes alocadas em sistema de rodízio, onde sempre temos alguém disponível para o atendimento ao cliente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No caso de uma empresa que faça simplesmente a localização, rastreio e bloqueio de veículos, todas as operações solicitadas pelo usuário podem ser executadas pelo servidor de dados, que através de um comando do usuário (por SMS, email ou web) executa a rotina solicitada enviando o comando para o dispositivo remoto, gerando a informação ou o bloqueio do veículo. Neste caso, a estrutura necessária é um ou mais servidores bem acondicionados, de maneira a eliminar quaisquer riscos de ficar fora do ar.
- 1 servidor de informação
-1 Servidor de monitoramento
-1 servidor de redundância
-Sistema no-break com boa capacidade (se possível, com mini-gerador de entrada)
- Acesso principal a Internet, de preferência com uma VPN
- Acesso redundante de Internet
- Sala CPD, isolada, sem ruídos, climatizada, piso elevado, etc
Já no caso de uma empresa que opte por fazer também o monitoramento de frotas sugere-se a alocação de pessoal 24x7, para que, em caso de necessidade, o cliente possa entrar em contato com o suporte para obter informações adicionais, visto que com o monitoramento de frotas, a empresa passa também a proteger um patrimônio maior do que simplesmente o veículo.
Ambos os tipos de empresa necessitam obter um software de monitoramento de rastreadores, que podem ser dos mais básicos aos mais complexos. Sugerimos procurar por empresas fornecedoras de software com pelo menos 3 anos de existência, e com carteira de clientes conhecida, pois com o avanço das ferramentas de construção de software, qualquer programador aventureiro consegue montar uma versão de localizador, mas não há estabilidade técnica confiável.
 
Rastreamento veicular por celular
Pessoal
 
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento.
No caso de uma empresa enquadrada no Super Simples (instituído através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa), bastam o próprio empresário e os profissionais abaixo listados:
- Técnico de Computação: profissional com habilitação técnica em computação, com habilidades em redes gsm/gprs, Internet, programação básica, firewall e segurança de redes em geral;
-Instalador de Equipamentos Automotivos: profissional com experiência em instalação de alarmes, vidros elétricos e sistemas customizados que exijam conexão elétrica com os circuitos dos automóveis;
- Equipe Comercial: profissionais dinâmicos e com habilidade interpessoal, com perfil de relacionamento com clientes corporativos, empresários e prospects de alto padrão;
Já no caso de monitoramento de frotas, caso opte por uma equipe 24x7, vai precisar adicionar mais:
- 4 Analistas de Suporte: profissional com habilidade interpessoal para tratar com os clientes, além de experiência em sistemas de computação, Internet e redes gsm/gprs;
- Supervisor: profissional com habilitação técnica em computação com experiência em redes gsm/gprs, e no mínimo três anos de experiência em coordenação e/ou supervisão de equipes de suporte.
O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.
  
Rastreamento veicular por celular
Equipamentos
 
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:
Mobiliário para a área administrativa/comercial:
- 1 computador desktop – R$ 800,00
- 1 impressora – R$ 200,00
- 2 telefones – R$ 100,00
- 2 mesas – R$ 700,00
- 1 mesa de reuniões - R$ 500,00
- 8 cadeiras – R$ 1.000,00
- 1 armário alto – R$ 450,00
- SUBTOTAL R$ 3.750,00
Equipamentos e ferramentais:
- 3 servidores – R$ 7.500,00
- 1 Software de monitoramento - 12.500,00
- 1 roteador profissional – R$ 1.500,00
- 1 impressora – R$ 200,00
- 1 mesa – R$ 350,00
- 1 rack 19" para equipamentos - R$ 1.500,00
- 1 cadeira – R$ 125,00
- 1 armário – R$ 300,00
- 1 ar condicionado – R$ 900,00
- Ferramentas diversas - 1.000,00
- SUBTOTAL R$ 25.875,00
- TOTAL R$ 29.625,00

Como Abrir - Montar uma Empresa de Rastreamento veicular por celular
Investimentos
 
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.
Para esta atividade específica, o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 71.125,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa/comercial – R$ 3.750,00;
- Construção e reforma de instalações – R$ 15.000,00
- equipamentos – R$ 25.875,00
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 1.500,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 25.000,00.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar um Provedor de acesso à internet

Provedor de acesso à internet
Apresentação do Negócio
O negócio de provedor de acesso à internet está relacionado ao acesso e conectividade à rede mundial de computadores, representando um importante recurso para a mudança de hábitos e comportamentos da sociedade moderna.

Um dos maiores fenômenos da atualidade é a internet, a rede que interliga computadores em todo o mundo, tem contribuído para o acesso rápido e em tempo real a um mundo inimaginável de entretenimento, informações, vídeos, e contatos. O provedor de acesso à internet tem a função de conectar um computador pessoal ou de uma empresa à internet, permitindo a navegação na rede World Wide Web (WWW) e acesso a serviços como o envio e recebimento de email. As informações são transferidas através de um circuito tronco fornecido pela Embratel que se conecta à internet.

O provedor contrata junto à Embratel circuitos troncos. Cada circuito de 64 kbps é adequado para cinco circuitos discados de 14,4 kbps. Para que o acesso seja veloz é recomendado que seja contratado um circuito de telefone para cada dez assinantes. Considerando esses parâmetros, só é viável a montagem da estrutura desse negócio com no mínimo 50 clientes. Quanto mais clientes a empresa conseguir mais fácil será a amortização dos custos do investimento e também a contratação de circuitos mais velozes, o que reduz o custo por usuário.

É um mercado muito concorrido com a participação das empresas de telefonia que dominam 90% do mercado de internet atualmente. Os principais provedores de acesso à internet são: UOL, Terra, POP (provedor da internet da GVT), Brasil Telecom.

A tecnologia de negócios na internet cria oportunidades e novas alternativas com velocidade extrema. O empreendedor pode optar por uma ampla gama de variações no negócio, tais como: rede sem fio, ser provedor de conteúdo, hospedagem de comércio eletrônico, etc. São mercados que estão em fase de grande crescimento, mas exigem maiores investimentos em equipamentos e programas.

Outra opção interessante é focar em determinados nichos como: intranet corporativa, condomínios, empresas, etc.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar um Provedor de acesso à internet
Mercado
A banda larga no Brasil é oferecida por diferentes provedores e operadores. Estima-se que atualmente existem cerca de 1.000 empresas que trabalham com banda larga. A penetração desse serviço no Brasil alcança 6,7% dos domicílios. Na Coréia do Sul é de 25% dos domicílios e em Israel é de 16,5%.

Segundo a Associação Brasileira de Usuários de Acesso Rápido – ABUSAR, a partir da pesquisa do IBOPE Nielsen Online, apurou-se que em maio de 2009 34,5 milhões de usuários acessaram a internet na residência ou local de trabalho.
Com acesso à banda larga foram 28, 324 milhões de usuários residenciais em fevereiro de 2009. A quantidade de domínios foi de 1,725 milhões em junho de 2009.

É um mercado com grande potencial de crescimento. 

Provedor de acesso à internet
Estrutura
A estrutura de um provedor de acesso à internet é bastante simples, composta basicamente por uma área de atendimento que realizará as vendas, uma área técnica onde serão instalados os servidores e desenvolvidos os serviços, além de um pequeno escritório para administração.
Provedor de acesso à internet
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um provedor de acesso à internet de pequeno porte pode-se começar com quatro empregados, sendo:
- um programador;
- um administrador de rede;
- dois atendentes.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
- clareza e objetividade, para orientar o cliente na escolha do pacote que melhor atenda as suas necessidades;
- conhecimento da atividade e capacidade para tornar a linguagem técnica compreensível e se fazer compreender pelo cliente.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e verificar se os profissionais de TI possuem organização trabalhista no município, ou no estado de instalação do negócio. Utilizar as convenções coletivas de trabalhadores como balizadoras dos salários e orientadoras das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 

Provedor de acesso à internet
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00
- impressora 1 – R$ 350,00
- telefone 2 – R$ 100,00
- mesas 2 – R$ 500,00
- cadeiras 6 – R$ 720,00
- armário para o escritório 1 – R$ 500,00
Total mobiliário: R$ 3.770,00

Equipamentos:
- linhas telefônicas 5 – R$ 500,00
- link Embratel 1 – R$ 1.500,00
- modem 5 – R$ 2.500,00
- servidor de aplicações 1 – R$ 8.000,00
- servidor reserva 1 – R$ 8.000,00
- computador monitoramento 1 – R$ 2.500,00
- servidores de terminais 5 – R$ 10.000,00
- pacote de softwares 1 – R$ 5.000,00
- roteador de acesso com interface para redes Ethernet 1 – R$ 2.300,00
- placa multiserial com 15 portas 1 – R$ 550,00
- scanner de mesa 1 – R$ 110,00
- impressora jato de tinta 1 – R$ 210,00
- modem externo 15 – R$ 1.350,00
- banca de madeira para computadores 1 – R$ 230,00
- prateleira para roteador, placa multiserial e modems externos 1 - R$ 140,00
- mesas 2 – R$ 500,00
- cadeira giratória 2 – R$ 240,00
- armário de aço com duas portas 1 – R$ 290,00
- arquivo de aço 1 – R$ 350,00
- ar condicionado 12.000 BTUs 1 – R$ 550,00
Total dos equipamentos: R$ 44.820,00 

Como Abrir - Montar um Provedor de acesso à internet
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma atividade de provedor de acesso à internet o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 79.590,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.770,00;
- Construção e reforma de instalações – R$ 10.000,00
- equipamentos – R$ 44.820,00
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.000,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 18.000,00.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.